São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA ELEITORAL

PF indicia empresário que disse haver grampo no TSE

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A PF indiciou ontem o dono da empresa de segurança que havia comunicado haver grampos em telefones de ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob acusação de falsa comunicação de crime e falsidade ideológica. Não foram constatados grampos -nem os aparelhos adequados para detectá-los.
As penas a que o coronel da reserva Ênio Fontenelle, dono da empresa Fence Consultoria Empresarial Ltda., pode responder vão de multa a até três anos de prisão.
Com base em relatório da Fence, no dia 17, o TSE tornou pública, de forma categórica, a existência de grampo em linhas telefônicas utilizadas pelo presidente do tribunal, Marco Aurélio Mello, e pelos ministros Marcelo Ribeiro e Cesar Peluzo.
Acionada para investigar o caso, a PF vistoriou nos dias 20 e 21 as instalações telefônicas do TSE e do STF (Supremo Tribunal Federal), onde Marco Aurélio e Peluzo também atuam. Concluiu que não houve grampo, conforme indicado pela Fence.
Em entrevista à imprensa, os peritos Getúlio Menezes Bento e Paulo Gil Reis foram categóricos: no mínimo, a Fence cometeu um "erro grosseiro". Mais do que isso, afirmaram que, com o equipamento utilizado pela Fence (Reflectômetro no Domínio do Tempo) e, "da forma como foi utilizado", não haveria condições técnicas de determinar com a precisão indicada pela empresa o local do grampo. A PF usou o mesmo aparelho que a Fence para fazer a perícia.
A assessoria do TSE disse que Marco Aurélio só se pronunciará sobre o episódio quando formalmente informado dos fatos pelo Ministério da Justiça, ao qual recorreu diante da denúncia.
"Vou aguardar a conclusão do inquérito para poder me pronunciar", afirmou o coronel da reserva Fontenelle.
(ANDRÉA MICHAEL)


Texto Anterior: Eleições 2006/Alagoas: Rosane critica Collor e faz alerta em culto evangélico
Próximo Texto: Amazonas: Candidato a deputado é preso com R$ 250 mil em dinheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.