São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Sem lustro

O presidente fugiu do debate, William Bonner abriu o "Jornal Nacional" com ataque ao "candidato Lula". Mas pelo mundo todo, como se nada mais importasse, espalham-se os editoriais prevendo a reeleição e já deitando conselhos. A "Economist" deu o petista com Hugo Chávez na capa -e fez editorial para tratar só dele, Lula, que "infelizmente perdeu parte do lustro". Citou corrupção e baixo crescimento, de um lado, e queda na desigualdade social, de outro, e saiu a dizer "como recuperar o lustro" e, mais importante do que qualquer outra coisa, a "liderança regional".
Tem que "limpar a política brasileira". E tem que gastar menos para crescer mais. Daí o título da longa reportagem que acompanhou o editorial, "Ame Lula se você é pobre, preocupe-se se você não é".

REFORMAS, REFORMAS
Quem também dá editorial de conselhos é o "Financial Times", hoje, sob o título "Lula não pode desperdiçar sua segunda chance". Elogia a estabilidade e a "melhoria nas condições de vida de milhões de famílias pobres":
- Mas o carismático ex-metalúrgico continua longe de fazer a mistura forte de reformas sociais e institucionais pró-mercado que permitiriam ao Brasil acompanhar o passo de outros grandes países em desenvolvimento.
Também o jornal financeiro quer ver nele o "poderoso líder progressista para unir a região". Contra Chávez.

lemonde.fr/Reprodução
No site do "Le Monde", cartazes de Lula diante de favela no Rio de Janeiro


TODOS AO EVANGELHO
No meio da atenção crescente às eleições brasileiras na mídia internacional, o site do francês "Le Monde" trouxe ontem, durante boa parte do dia, a manchete "No Brasil, todos os candidatos buscam os evangélicos".
Era despacho da correspondente no Rio, Annie Gasnier, tratando da crescente importância do "voto evangélico" no Estado, a ponto de Lula fechar com Marcelo Crivella -o que já havia impressionado antes o correspondente do espanhol "El País" no mesmo Rio, Juan Arias.



NO GOOGLE, PALOCCI
Entre no Google para buscar palavras como "voto", "eleição" ou coisa parecida. Clique "pesquisar" e, ao lado dos resultados, no alto da página, como "Link Patrocinado", surge um só candidato, sem concorrência, que pagou para tanto. É Antônio Palocci, com número, link para o site etc.

DIFERENÇAS
Num isolado esforço para ver programa na conflituosa campanha presidencial, a BBC Brasil destacou ontem as propostas voltadas à política externa -e achou algo que, afinal, "evidencia diferenças" de Lula e Geraldo Alckmin.

PROTÓTIPO
Em outro ponto caro a Lula e de repercussão no exterior, biocombustíveis, chegou-se ontem ao limite da piada no "Guardian", com a campanha para fazer etanol a partir de... maconha. Henry Ford teria até feito protótipo, em 1941.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Goiás: TRE proíbe irregularidade e cita governador em liminar
Próximo Texto: Eleições 2006/Justiça eleitoral: TSE paga R$ 98 mi por operação de urnas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.