São Paulo, sábado, 29 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No ABC, visita de Lula a universidade vira palanque para pré-candidatos do PT

DA REPORTAGEM LOCAL

A título de visitar as obras da Universidade Federal do ABC, em Santo André (Grande São Paulo), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu palanque a pelo menos sete pré-candidatos petistas nas eleições de 2008 e anunciou a antecipação da entrega das instalações para a reta final da disputa e prometeu novas unidades em municípios governados pelo PT.
"Eu fui ali ver a maquete, e tem umas coisas que terminam em 2008 e outras que terminam em 2009. Mas nós já temos o dinheiro em caixa, já foi licitado. Então, eu pedi para o [Luiz] Bevilácqua [reitor da universidade]: a gente não tem que esperar 2009, Bevilácqua, a gente tem que inaugurar esta universidade em 2008. Olhe que data bonita, 27 de setembro de 2008, para a gente inaugurar a universidade."
Segundo texto distribuído pelo Planalto, o governo investirá R$ 96,7 milhões na construção de seis prédios em terreno doado pela Prefeitura de Santo André, com previsão de término em março de 2009. A instituição, que funcionada desde o ano passado com turma reduzida, terá 11 mil alunos.
Para uma platéia formada por cerca de 300 estudantes, militantes petistas e moradores da região, Lula comparou números de seu governo na área com os de José Serra (PSDB) em São Paulo. Referindo-se ao ministro Fernando Haddad (Educação), afirmou:
"De 2003 a 2007, houve um aumento de vagas nas universidades estaduais de apenas 16%. Nas universidades federais, ele foi de 72% aqui em São Paulo. Se os números não estiverem certos, meu caro [Haddad], depois você se vire e explique."
A assessoria da Unicamp, uma das três universidades estaduais paulistas e sede do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) disse que as instituições públicas do Estado não estão preocupadas apenas com números, mas com qualidade.
"Não por acaso elas respondem também por parte substancial da pós-graduação brasileira", disse nota da Unicamp.
No palanque, só havia prefeitos do PT ao lado de Lula -nenhum de outro partido, apesar da pluralidade partidária das administrações do ABCD. Entre os pré-candidatos em 2008 estavam a vice-prefeita de Santo André, Ivete Garcia, o deputado estadual Mário Realli, de Diadema, o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, o ministro Luiz Marinho (Trabalho), de São Bernardo, e o ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias.
O próprio Haddad é nome lembrado para concorrer à Prefeitura de São Paulo. Lula também saudou o ex-deputado federal Professor Luizinho, réu no processo do mensalão e que deve disputar vaga na Câmara de Santo André.
Haddad negou pretensão de concorrer, mas Marinho se disse indeciso. Berço do PT e cidade onde mora a família Lula, São Bernardo é considerada estratégica para o partido. Nas duas últimas eleições William Dib (PSB) bateu os petistas.
"É um chamado que um conjunto de partidos faz e eu estou dialogando com vários seguimentos da cidade", disse Marinho. (JOSÉ ALBERTO BOMBIG)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.