São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Pivô de confrontos, Kassab polariza com Alckmin e com Marta em debate

Na disputa pelo quarto lugar, Maluf e Soninha travaram embate sobre fidelidade partidária e maconha

Joel Silva/Folha Imagem
Maluf (PP), Soninha (PPS), Alckmin (PSDB), Marta (PT), o mediador Celso Freitas, Ciro Moura (PTC), Reichmann (PMN), Ivan Valente (PSOL) e Kassab (DEM)

DA REPORTAGEM LOCAL

Os enfrentamentos entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo no debate da TV Record, ontem, refletiram o acirramento da disputa a uma semana da votação do primeiro turno.
Num clima mais quente do que nos dois encontros anteriores -houve vários bate-bocas-, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) dividiu-se em embates com Marta Suplicy (PT) e com seu adversário na luta pela segunda vaga no segundo turno, Geraldo Alckmin (PSDB).
Segundo o Datafolha, a petista lidera com 37%, o prefeito do DEM tem 24% e o tucano, 20%.
O clima esquentou já no primeiro bloco, em que os candidatos se apresentaram e responderam a perguntas de jornalistas da emissora. Kassab foi questionado sobre sua relação com antigos aliados, como Paulo Maluf (PP) e o ex-prefeito Celso Pitta, e com os novos, como Orestes Quércia (PMDB).
Alckmin foi escolhido para fazer o comentário e partiu para cima do oponente. Kassab respondeu no mesmo tom. Afirmou ainda ter sido procurado pelo tucano antes das definições das candidaturas: "Ele chegou a me convidar para indicar seu vice e até para ser candidato a governador", disse.
Alckmin teve de usar o tempo de resposta de uma pergunta feita por Renato Reichmann (PMN), já no bloco seguinte, para voltar ao assunto. "Kassab ataca quando não tenho mais direito de resposta", acusou.
Marta manteve sua estratégia de atacar a gestão Kassab. Usou suas intervenções para para repetir que o prefeito "copia" suas propostas. Ao citar seu plano de dar internet de graça, disparou contra aliados do adversário e seu partido. "O papagaio da Bahia já prometeu isso [internet de graça]", afirmou a ex-prefeita, referindo-se a ACM Neto (DEM), que disputa a sucessão em Salvador.
Alckmin seguiu criticando Kassab e o déficit de creches na cidade. O prefeito já respondeu com um "você está mal informado" e atacou a administração de Alckmin no Estado.
Houve outra batalha particular. Paulo Maluf (PP) e Soninha (PPS), empatados tecnicamente na quarta posição nas pesquisas, com 6% e 4%, respectivamente, discutiram bastante. Maluf insistia na ironia ao criticar o fato de Soninha, ex-petista, ter mudado de partido.
Nos embates seguintes, Maluf chegou a mostrar a capa de uma revista na qual Soninha admitia ter fumado maconha. Ele foi repreendido pelo mediador Celso Freitas, que lembrou ser proibida a exibição de documentos e materiais.
No terceiro bloco, os confrontos se repetiram. Alckmin aproveitou o tempo para negar que tinha convidado o prefeito para ser "governador do Estado". Kassab explorou o fato de Pitta estar hoje no PTB, sigla que apóia Alckmin.
Kassab ainda aproveitou uma pergunta a Ivan Valente (PSOL) para criticar o projeto de internet de graça de Marta. Ouviu novas associações de sua imagem à gestão de Pitta. O nome do ex-prefeito, aliás, foi um dos mais citados no encontro.
Esse foi o terceiro debate da sucessão paulistana -os anteriores foram na TV Bandeirantes. Participaram do encontro de ontem, 8 dos 11 candidatos -só aqueles cujos partidos elegeram deputados federais. Os candidatos negociam a realização de um quarto debate, quinta-feira, na TV Globo, o último antes do primeiro turno, no próximo domingo.
Após o debate, os concorrentes continuaram se provocando. "O eleitor ficou surpreso com o desempenho do Kassab, porque na propaganda é um, aqui a gente viu toda a sua fragilidade", afirmou Marta.
"Estamos mostrando de quais partidos os candidatos são e as diferenças entre nós e eles", disse Alckmin.
"Foi importante para ver como meus adversários se comportam na adversidade", analisou Kassab.


Texto Anterior: Outro lado: Ministério diz que age com amparo legal
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.