UOL

São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos soltam nota com ataques a Dirceu

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A bancada de deputados federais do PSDB saiu ontem em defesa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e classificou o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, de "deselegante". As críticas, registradas em nota, alimentam a troca de ataques de Dirceu e FHC.
"A incapacidade de ouvir críticas é componente perigoso de procedimentos antidemocráticos que, em momentos de crise, costumam desembocar no autoritarismo", afirma a nota.
Os ataques começaram com entrevista de FHC ao jornal espanhol "El Pais", em que criticou "a falta de criatividade" das políticas sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou a Espanha na semana passada.
Dirceu, que estava na comitiva, respondeu dizendo que FHC deveria cuidar dos netos e de sua biblioteca. FHC deu a tréplica, afirmando que o ministro agia de forma autoritária. Em resposta, Dirceu disse que o país quebrou três vezes sob o comando do tucano.
Embora classifique a declaração de Dirceu como "desrespeitosa", "grosseira" e "indigna", a nota tucana segue o tom da crítica do petista. "FHC, se quiser, pode cuidar só dos netos com a consciência do dever bem-feito [...]. Quanto ao ministro José Dirceu, se tivesse algum neto para cuidar, quem sabe a convivência lhe traria inspiração para rejuvenescer um governo com aparência de velho". (RB)


Texto Anterior: Outro lado: Ministérios dizem gastar menos que FHC
Próximo Texto: Social: Universal diz que passo do Fome Zero é "lento"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.