São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO/ÚLTIMO EMBATE

Debate irá ao ar às 22h e terá participação da platéia; TV proibiu

Serra e Marta travam confronto final na Globo

DA REPORTAGEM LOCAL

A dois dias da eleição, os candidatos José Serra (PSDB), 49%, e Marta Suplicy (PT), 42%, fazem o último duelo direto da campanha no debate promovido pela TV Globo, hoje às 22h.
Nos moldes do debate presidencial de 2002, em que Serra confrontou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os candidatos ficarão em pé no meio de uma arena e poderão se movimentar.
Diferente dos outros quatro debates até agora, haverá a participação da platéia. São 40 pessoas escolhidas pelo Ibope, sem vinculação partidária. Os candidatos escolherão os entrevistadores por uma tela instalada em um púlpito na arena. O escolhido será identificado e fará a pergunta ao vivo.
As questões foram pré-elaboradas pelos convidados, que tiveram que gravar antes a pergunta como garantia de que ele repetirá a mesma questão no momento. Os temas, porém, foram indicados pela Globo. Cada candidato responderá a quatro perguntas -duas em cada bloco.
O apresentador do debate será o jornalista Chico Pinheiro, que também apresentou o debate do primeiro turno.
O programa terá cinco blocos. Os primeiro e terceiro blocos serão para as perguntas da platéia. Os segundo e quarto serão para perguntas entre os candidatos, com tema livre. Cada um terá 30 segundos para perguntas e dois minutos para respostas. Haverá um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica.
O direito de resposta é de 30 segundos, mas será concedido à critério do apresentador em caso de ofensas pessoais. O quinto bloco será para as considerações finais.
As pesquisas Datafolha e Ibope, divulgadas anteontem, que mostram uma redução da diferença entre os candidatos aqueceu os ânimos entre os partidos.
Apesar de repetirem que Serra tem experiência em debate, os coordenadores de campanha do PSDB reconhecem que o enfrentamento de hoje ganha um peso maior. Citavam ontem o que chamavam de temor: "de que no debate Marta caia no choro compulsivo e que isso acabe lhe trazendo votos". Mais do que de uma atitude mais ofensiva, o receio é do discurso de vítima.
O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou ontem esperar um debate "aguerrido e de alto nível". "Como a Marta fez nos outros debates, vamos dizer a verdade, o que fizemos e o que ainda vamos fazer", afirmou.
Genoino ainda disse que o PT queria dois debates, o da Globo e o da Record. "Quem fugiu do debate da Record foram os tucanos", afirmou.

Globo proíbe PSDB
A TV Globo divulgou nota ontem proibindo o PSDB de usar no horário gratuito imagens da discussão entre Marta e o apresentador do SPTV, Chico Pinheiro, em 2003. A nota foi lida na primeira edição do telejornal ontem, sem citar Marta: "O departamento jurídico da TV Globo notificou hoje o PSDB para que o partido não use mais imagens de arquivo do jornalista Chico Pinheiro".
O bate-boca de Marta com o jornalista foi levada ao ar -junto com outra discussão da prefeita transmitida pela Band- na noite de quarta. Com o mesmo script já usado pelos tucanos, a campanha petista na TV atribuiu ontem os ataques às novas pesquisas.


Texto Anterior: Para Lula e Dirceu, pesquisas aumentam o clima de virada
Próximo Texto: Curitiba: Liminar autoriza Ibope a divulgar pesquisas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.