São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISÃO PETISTA

"Municipalização vai depender do Estado"

DA REPORTAGEM LOCAL

A prioridade de um segundo governo petista no município seria a consolidação do sistema de assistência social. A municipalização, diz a secretaria de Assistência Social, Aldaíza Sposati, continuaria, mas para tanto o Estado deve assumir compromissos, transferindo os recursos necessários. Leia abaixo trechos da entrevista com Sposati. (MB)
 

Folha - O que muda na área social caso Marta seja reeleita?
Aldaíza Sposati -
Nós consolidaremos todo o trabalho com a criança e o adolescente. Daremos continuidade à implantação da da nova política nacional de assistência social na cidade.

Folha - Por que a prefeitura não completou a municipalização dos serviços de assistência?
Sposati
- A prefeitura já completou toda a municipalização dos serviços nacionais. Nos serviços do Estado, a prefeitura quer que hajam regras compatíveis com as que há na prefeitura, referentes a qualificação e qualidade. A municipalização não pode ser uma precarização da atenção que ela já conseguiu fazer. O governo do Estado precisa garantir a transferência dos recursos financeiros e impedir os atrasos de três ou quatro meses que tem praticado.

Folha - A prefeitura não poderia assumir a diferença de custo para garantir a qualidade?
Sposati
- Claro que não. A legislação fala das responsabilidades das três esferas de governo. A proposta, como colocada pela Constituição, não é prefeiturização, não é lava-mãos, colocando toda a responsabilidade de financiamento para as prefeituras. Não temos uma reforma tributária que nos dê capacidade para financiar toda a prestação de serviços.

Folha - Por que os programas de transferência de renda não estão integrados com os de assistência?
Sposati
- Existe uma intersetorialidade em desenvolvimento. O modo pelo qual vai se dar a relação do programa Bolsa Família e as áreas da assistência e do trabalho ainda não está estabelecido.


Texto Anterior: PT e PSDB divergem sobre situação de moradores de rua
Próximo Texto: Visão tucana: "Nossa diferença será a gestão integrada"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.