São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Record/Reprodução

DE NOVO Os programas populares de Band e Record, início da noite, bradavam que governo após governo nada muda, enquanto os helicópteros davam enchente após enchente

MANIFESTAÇÃO E...
Na cidade, além da chuva, estudantes fizeram passeata "acompanhada de grande número de policiais" contra a nova tarifa de ônibus. A Globo ouviu o prefeito, que disse, "me associo à manifestação, mas" nada de rever a decisão.

MAIS MANIFESTAÇÃO
Acompanharam em tempo real rádios como a Jovem Pan e sites como a Folha Online, onde a notícia foi das "+ lidas". Com o registro de que tem "nova manifestação" hoje -e "o reajuste fica acima da inflação", daí a persistência.

CHACINAS, DE NOVO
Na Folha Online, ontem, "duas chacinas deixam oito mortos em São Paulo", em Parelheiros e Suzano.
Nas contas da Associated Press, em sites de jornais no exterior, "Atiradores matam dez em São Paulo", com idades desde 15 anos. A agência deu que, segundo a polícia, os massacres traziam sinais de "acerto de contas ligado ao tráfico", mas nada de PCC, "the First Capital Command", uma das gangues "mais notórias".
Por outro lado, "não está descartada a possibilidade de ação de policiais ligados aos esquadrões da morte".

OLHO NO BRASIL
Enquanto isso, na série "De Olho no Brasil", da CNN Internacional, entre cenas de praias, Cristo Redentor, de Marta Suplicy e outras, ontem foi dia de uma longa reportagem retratando as crianças de rua do Rio, com registro da violência, das chacinas, o de sempre.

CONTRA SUL-SUL
No momento em que o equatoriano Rafael Correa anunciava o plano de entrar para o Mercosul, segundo as agências, a BBC Brasil foi ouvir três ex-embaixadores descritos como ligados a FHC -e que voltaram a questionar a "diplomacia sul-sul" adotada pelo país.
Sergio Amaral e José Botafogo Gonçalves avaliam que a estratégia está sendo implementada por Lula "em detrimento" da relação com os Estados Unidos e outros, com prejuízos comerciais.

DESINTEGRAÇÃO
Por outro lado, a viagem de Lula à África se perdeu em confusão, segundo o site:
- Anunciada como um ousado passo na chamada integração Sul-Sul, a cúpula África-América do Sul começa nesta quarta em Abuja, a capital da Nigéria, esvaziada pela ausência de líderes e marcada pela desorganização -o local do evento foi mudado pelos anfitriões três vezes...
Até ontem, o Brasil não sabia onde seria a "cúpula".

A SEGUIR, FRANCE 24

Reprodução
No "teaser" do canal no YouTube

Depois da Al Jazeera em inglês, entra no ar semana que vem a France 24, canal idealizado pelo presidente da França, Jacques Chirac, em contraponto ou reação ao predomínio dos canais internacionais de notícias dos EUA e da Grã-Bretanha.
As transmissões, segundo o Hollywood Reporter, via Blue Bus, serão em francês e inglês, apenas para Europa, Oriente Médio e África. A exemplo do que acontece com os canais do Qatar e da Venezuela, nada de transmissão nos EUA -ou no Brasil.

ORKUT AQUI...
A vitória parcial da Google na Justiça brasileira virou até manchete na Band. Mas veio, sintomaticamente, junto com o início de corrente de e-mail contra comunidades racistas do Orkut, de títulos como "Extermine crianças negras".

E NA ÍNDIA
E veio, como notou o blog de Tiago Dória, em contraste com o que acontece na Índia, segundo país em usuários do Orkut, onde "a Justiça quer bloquear o acesso à rede social", em reação a páginas que atacam o herói Shivaji.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Nordeste: Câmara aprova projeto que recria a Sudene
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.