São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA

Três sem-terra são presos em SC acusados de planejar invasões

DA AGÊNCIA FOLHA

O líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em Santa Catarina, Altair Lavratti, e mais duas pessoas ligadas ao movimento foram presos ontem e anteontem sob a acusação de planejar invasões em Imbituba, no litoral do Estado. Um quarto suspeito está foragido.
Segundo o Ministério Público e a Polícia Militar, os sem-terra pretendiam invadir terrenos da Zona de Processamento de Exportação da cidade e do BNDES.
A ação ocorreu na mesma semana em que nove pessoas foram presas no interior de São Paulo por suspeita de envolvimento na depredação de fazenda da multinacional Cutrale em 2009.
A promotora Nádea Bissoli, que pediu as prisões em Santa Catarina, disse que escutas telefônicas e informações de agentes infiltrados desde dezembro justificaram as detenções.
De acordo com Bissoli, os três presos praticaram formação de quadrilha e incitação à violência e poderiam ter causado dano, lesão corporal e prejuízo ao ambiente.
As investigações apontaram que as invasões ocorreriam amanhã. Segundo a Promotoria, foram prometidos cinco hectares de terra a cada uma das 160 famílias que participariam das ações.
Em nota, o MST negou qualquer crime ou intenção de invadir terras em Imbituba e afirmou que a reunião em que seu líder estadual foi preso discutia o despejo de famílias da cidade.
(RODRIGO VIZEU)


Texto Anterior: Porto Alegre: Fórum Social Mundial termina sem marcha e documento final
Próximo Texto: Vereador do Rio é denunciado por coação de eleitores em favela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.