São Paulo, sexta, 30 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícias utilizam arma proibida

da Agência Folha, em Maceió

As polícias Federal e Civil estão usando o fuzil Colt M-16 nas operações de combate ao crime organizado e na segurança de juízes, testemunhas e autoridades em Maceió (AL).
A utilização da arma, que já não é mais utilizada pela polícia dos Estados Unidos, desrespeita a portaria 205 do EME (Estado Maior do Exército), em vigor desde dezembro de 96. O M-16 é uma arma automática cuja bala pode atravessar seis pessoas de uma só vez.
A portaria é assinada pelo chefe do EME, general Délio de Assis Monteiro. O uso de fuzil automático, como o M-16, não é permitido nem para grupos de operações especiais das polícias Civil e Federal
O fuzil M-16 foi desenvolvido e utilizado pelos norte-americanos na Guerra do Vietnã.
A Polícia Civil alagoana adquiriu 30 fuzis M-16 em 1975 com autorização do Exército, segundo o diretor do Departamento de Telecomunicações e Estatísticas da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas, José Luiz Jaborandir.
"O Exército aprovou a importação dos M-16, na época. A nova portaria nos chegou em novembro do ano passado e não nos preocupamos porque o próprio Exército autorizou a compra", afirmou.
O presidente Fernando Henrique Cardoso planeja passar os dias 13 e 14 de fevereiro em Alagoas. "A vinda do presidente será em boa hora e será uma demonstração de força contra o sindicato do crime", afirmou o governador Manoel Gomes de Barros (PTB).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.