|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Leia a íntegra da nota divulgada pelo publicitário
"Entendo que a Folha cumpriu
corretamente o seu papel, ao noticiar
que algumas imagens da propaganda
feita sobre o programa de Agricultura
Familiar não retratavam beneficiários diretos do projeto. Como a peça é
de responsabilidade de minha agência, quero dizer que recebo esse tipo
de questionamento como uma positiva contribuição, pois permite o
aperfeiçoamento do trabalho de minha equipe. Em respeito a essa Folha
e a seus leitores, quero apenas transmitir algumas informações:
1) Assim que fui informado sobre o
incidente, sugeri a suspensão imediata da veiculação da peça, para que
fosse refeita com as imagens de beneficiários concretos do programa;
2) Pedi explicações à produtora encarregada da captação das imagens,
um prestador de serviço terceirizado.
A produtora alegou ter escolhido a
propriedade citada pela Folha apenas
como cenário de locação. Segundo o
fornecedor, como o texto não afirma
em nenhum momento que se tratava
de um beneficiário do programa, levou em conta apenas o critério de
produzir imagens de qualidade com
o menor custo possível, por se tratar
de peça paga com dinheiro público;
3) Embora entenda que a produtora não agiu de má fé e reconheça que
exijo mesmo os menores orçamentos, especialmente quando o dinheiro
em questão é público, buscando sempre alternativas eficientes e mais baratas, determinei à produtora que refaça as imagens com beneficiários do
programa, arcando com todos os
custos. Deixei claro que, em caso de
reincidência, a produtora será descredenciada de minha rede de fornecedores. Demitirei também os encarregados pela produção da peça;
4) Não quero, com isso, abrir mão
de minha responsabilidade no caso.
Como presidente da empresa, a responsabilidade é toda minha. Mas entendo que é preciso deixar claro, com
atitudes, que os critérios de produção
da propaganda governamental têm
que ser ainda mais rigorosos que os
da publicidade privada;
5) É importante também fazer algumas distinções. As informações
apresentadas no comercial são rigorosamente verdadeiras. O programa
verdadeiramente existe. Os números
citados, também. Em nenhum momento, é dito que aquela propriedade
específica foi beneficiada ou que seus
trabalhadores integravam o programa;
06) Isso não desmerece o questionamento da Folha. Houve uma falha,
sem dúvida nenhuma, mas não uma
mentira. Erros acontecem e atingem
inclusive jornais, todos os dias. O importante, nesses casos, é reconhecer o
erro, corrigi-lo e impedir que aconteça novamente. É isso que já fiz e me
comprometo a fazer sempre.
Duda Mendonça"
Texto Anterior: Imagem oficial: Governo tira comercial do ar e reexamina toda a campanha Próximo Texto: Terceirizada diz que é "em parte" responsável Índice
|