São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois fazendeiros citados por Bida em depoimento têm processo por Sudam

SILVIO NAVARRO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Dois dos três fazendeiros citados no depoimento à Polícia Federal por Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser o mandante do assassinato de Dorothy Stang, 73, enfrentam processos por envolvimento no caso Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).
Em seu depoimento à PF, embora não tenha acusado nenhum fazendeiro de Anapu (PA), onde a freira foi morta, confirmou seu envolvimento com Regivaldo Galvão, o Taradão, e Délio Fernandes. Um terceiro fazendeiro citado foi Luiz Ungaratti. Apontado como um dos maiores donos de terras local, Fernandes responde a ações civil e penal, acusado de desvio de recursos da Sudam.
Criada para disponibilizar recursos para o desenvolvimento do Norte, a Sudam foi extinta em fevereiro de 2001, devido a denúncias de desvios de recursos.
Segundo o procurador da República no Pará, Ubiratan Cazzeta, Fernandes é relacionado em ao menos 5 de 12 ações de fraudes da Sudam. Seu nome às vezes aparece como destinatário final das verbas desviadas, ou então o dinheiro transitava em contas de empresas ligadas a ele ou de laranjas. Bida disse ter pedido ajuda a Fernandes após o assassinato.
No depoimento, Bida também falou sobre Galvão, que teria lhe vendido uma fazenda dentro da área do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança. Segundo o Ministério Público Federal, Galvão foi processado no caso Sudam. Ele atuava como um agiota, emprestando dinheiro a juros altos a contratantes da Sudam. Dorothy denunciou Galvão ao Ibama por corte de madeira ilegal.
A Folha só conseguiu falar com Ungaratti, que negou que conhecesse Bida e a freira.


Colaborou JAQUELINE ALMEIDA, colaboração para a Agência Folha, em Belém

Texto Anterior: Terra sem lei: Senadores questionam polícia do PA
Próximo Texto: Fazendeiro diz que madeireiro pagou delegado para obter proteção policial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.