São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente viaja para criar 4 empregos

JULIA DUAILIBI
ENVIADA ESPECIAL A GUARIBA (SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou de Brasília para São Paulo ontem para participar da inauguração da ampliação de uma central de recebimento de embalagens de agrotóxicos na região noroeste do Estado.
O local, que emprega oito pessoas, passará a empregar 12. Outras duas pessoas já seriam empregadas de forma indireta.
Os quatro empregos ainda não estão garantidos. Segundo os diretores da entidade, a "meta" deve ser atingida até o final do ano.
A central pertence à Coplana (Cooperativa dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba), cujo fundador, há 40 anos, foi Antonio Rodrigues, pai do ministro Roberto Rodrigues (Agricultura). O vice-presidente da central é Paulo Rodrigues, filho do ministro.
Lula dormiria ontem na fazenda Santa Izabel, do ministro. A propriedade, produtora de soja e cana, fica a poucos quilômetros da central, no município de Jaboticabal. Tem piscina, campo de futebol, churrasqueira, palmeiras centenárias e conserva uma senzala da época da escravidão. A sede foi construída por Ramos de Azevedo, arquiteto que também é autor do projeto do Teatro Municipal de São Paulo, em 1890.
À noite, Lula participaria de um jantar para 18 convidados, a ser preparado por um bufê de Ribeirão Preto. No cardápio estavam previstos camarão na moranga, rosbife, arroz com brócolis, massas com aspargo e salada mista. De sobremesa, doces em compotas e torta de castanha-do-pará. Opções de bebida: água, cerveja, refrigerante, uísque e vinhos.
Na inauguração da central, Lula brincou com o ministro. "Somente chegando aqui compreendi por que o Roberto Rodrigues insistia tanto para que viéssemos."
Segundo a cooperativa, a central de Guariba foi responsável pelo recolhimento de 18% das embalagens de agrotóxico do país em dez anos de operação. O material vai para reciclagem. "Esse filme é plenamente possível de ser veiculado em alguns canais de TV sem que cobrem nada. É de interesse nacional", elogiou Lula, referindo-se a um vídeo institucional da cooperativa. "Vamos entrar em contato com alguns donos de TV. Estou me colocando à disposição para garantir que uma publicidade desse tipo seja veiculada em todos os meios de comunicação."


Colaborou ROGÉRIO PAGNAN, da Folha Ribeirão


Texto Anterior: Governo "encaixa" PMDB no prazo
Próximo Texto: Retórica oficial: TV deve mostrar imagem boa do país, diz Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.