São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / BELO HORIZONTE

Aécio e Pimentel vão à rua por candidato da aliança proibida

Lacerda (PSB) está coligado ao PT do prefeito, mas recebe apoio informal de tucano

"Não vamos impedir que outros partidos queiram associar a campanha ao governador", diz integrante da Executiva Nacional do PT


PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Apesar de o PSDB ter sido impedido pela Direção Nacional do PT de participar da aliança com o PSB de Marcio Lacerda na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o material de campanha de Lacerda chegou às ruas estampando foto dele ao lado do governador tucano Aécio Neves e do prefeito petista Fernando Pimentel.
Panfletos com fotos dos três foram distribuídos ontem durante evento de rua em que eles participaram no centro da cidade, com militantes do PT e do PSDB empunhando suas respectivas bandeiras.
A Direção Nacional do PT havia proibido o PT-BH de aceitar o PSDB na aliança, sob pena de intervir no Diretório Municipal. Por isso Aécio aceitou que o PSDB ficasse de fora da aliança, apoiando-a informalmente.
A presença cada vez mais intensa de Aécio na campanha confronta o veto -embora não haja ilegalidade nisso, segundo o coordenador do Centro de Apoio Eleitoral da Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais, Edson Resende.
"A lei não cria nenhuma objeção para que membros de partidos que não estejam coligados empreguem apoio a um candidato", disse. Segundo ele, há restrições só a que Aécio fale nos programas eleitorais.
Pimentel evitou comentar e transferiu o assunto para Romênio Pereira, integrante da Executiva Nacional do PT, que acompanhava o ato de rua.
"Não vamos impedir que outros partidos queiram associar a campanha do Marcio ao governador. É uma ingerência deselegante. O PT não está desrespeitando a norma. Nós da Executiva devemos cuidar de ganhar eleição mais que ficar dizendo se vai punir A, B ou C."
O panfleto fala da parceria administrativa entre a "prefeitura, o governo do Estado e o governo Lula". Diz que Lacerda dará continuidade a ela, tratada como "exemplo para o Brasil".
Segundo o Datafolha, Lacerda tem 6% das intenções de voto. Jô Moraes (PC do B) lidera a disputa, com 20%, seguida de Leonardo Quintão (PMDB), 9%. Lacerda crê na influência de Aécio e Pimentel com o eleitorado. "Eles têm grande capacidade de transferência de voto. Estamos seguros da vitória."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: Candidato a vereador em Porto Velho é acusado de trocar pintinhos por votos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.