São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renúncia expõe "crise brutal", afirma Pomar

DA REDAÇÃO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Candidatos da esquerda do PT à presidência do partido divergiram sobre a decisão de Tarso Genro em abandonar sua candidatura, mas fizeram coro nas críticas ao Campo Majoritário, ao qual consideram em crise e inapto a continuar comandando a sigla.
Candidato pela Articulação de Esquerda, o atual terceiro vice-presidente do PT, Valter Pomar, disse ontem à Folha que o "fracasso de Tarso expõe a crise brutal do Campo Majoritário", do qual, ainda que negue, Tarso sempre teria feito parte, segundo Pomar.
"Não bastasse a linha política deles e o fato de importantes dirigentes deles estarem sob fortes acusações, o Campo Majoritário não tem unidade interna sobre como enfrentar a crise. Logo, para o bem do PT, não podem ganhar [as eleições internas]."
A deputada Maria do Rosário, endossa a opinião de Pomar. Em nota divulgada ontem, a moderada diz que a saída de Tarso "expõe o partido publicamente" e que "o Campo Majoritário revela não ter mais condições para dirigir o PT."
Para Raul Pont (RS), da Democracia Socialista, Tarso agiu corretamente em não aceitar ser candidato da mesma chapa que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, mas diz que a fratura no Campo Majoritário é preocupante: "A renúncia de Tarso demonstra que pessoas como José Dirceu e Delúbio [Soares, ex-tesoureiro do partido] não só não foram afastados do PT como continuam controlando o Campo Majoritário. Essa situação é extremamente prejudicial ao partido", disse, em carta entregue ontem a Tarso.
Dentre esses candidatos, Pomar foi o único a criticar a atitude e a gestão do atual presidente do PT.
Pomar questiona a tentativa de Tarso de formar o que entende ser uma "renovação conservadora" no partido, para expurgar alguns membros mas manter as políticas defendidas pelo Campo Majoritário, que, segundo ele, "levaram o PT a esta crise brutal".


Texto Anterior: Tranqüilidade
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/PT X PT: PT e governo sofrem desgaste, avalia Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.