São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa de Lula quer Copa no país em 2014

EM SÃO PAULO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em um texto curto e genérico, sobrou espaço para o presidente Lula fazer promessas curiosas, como lutar para trazer a Copa do Mundo de 2014 para o Brasil.
O presidente tem o hábito de incluir metáforas futebolísticas em quase todos os seus discursos. Ele costuma dizer que sua "paixão" pelo Corinthians é mais uma prova da identificação com as camadas populares. "[O governo] vai postular o direito de ser a sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014", diz o texto. A decisão sobre o país-sede deve ocorrer em 2008. O contemplado deve ser um país americano, e o Brasil é franco favorito.
Outra meta inusitada, especialmente para um governo que tentou aprovar lei obrigando o povo a se desarmar, é promover a indústria bélica. A "reconstrução da indústria bélica" ocorreria de forma articulada com países da América do Sul, para não haver dúvidas quanto à vocação pacífica do país.
O coordenador do programa de governo de Lula, Marco Aurélio Garcia, justificou a medida dizendo que as armas se destinariam primordialmente aos militares.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Memória: Em discurso, Lula defendeu carga menor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.