São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPERAÇÃO HURRICANE

PF volta a prender líderes da suposta máfia do jogo no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Os contraventores Aniz Abrahão David, o Anísio, Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, ex-presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio, e Antonio Petrus Kalil, o Turcão, voltaram ontem à prisão.
Eles estão entre as 12 pessoas acusadas de envolvimento com a máfia dos caça-níqueis que foram presas pela Polícia Federal na quarta fase da Operação Hurricane (furacão, em inglês). As prisões dessa fase são relacionadas às investigações sobre lavagem de dinheiro.
Turcão vai cumprir prisão domiciliar por ter 82 anos. Quinze pedidos de prisão temporária (30 dias) foram expedidos, mas três pessoas estão foragidas. Bens dos indiciados, suspeitos de ter origem na lavagem de dinheiro, foram seqüestrados por determinação da Justiça.
Dos 15 acusados,13 já tinham sido detidos em fases anteriores da operação, mas libertados por decisões judiciais. Marcelo Calil Petrus, sobrinho de Turcão, foi preso pela primeira vez. Calil é apontado como o responsável pelos negócios do tio.
Marcos Antonio Machado Romeiro, que, segundo a PF, também é integrante da cúpula da contravenção, foi denunciado e preso pela primeira vez. Paulo Roberto Ferreira Lino, Laurentino Freire dos Santos e Lucinio Soares Bastos são considerados pela PF como foragidos.
A primeira fase da Operação Hurricane ocorreu há quatro meses e foi deflagrada contra a exploração dos jogos ilegais e a compra de decisões judiciais que beneficiaram os contraventores.
Entre os detidos estavam pessoas ligadas ao Carnaval do Rio, autoridades da PF e o desembargador José Eduardo Carreira Alvim, ex-vice-presidente do TRF da 2ª Região. Segundo a Superintendência da PF no Rio, a quarta fase da Hurricane é resultado da análise do material apreendido na primeira parte da operação.


Texto Anterior: Minas: Pedido de CPI é derrubado por aliados de Aécio
Próximo Texto: Pernambuco: PF prende 13 envolvidos com jogo do bicho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.