UOL

São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PC do B afasta deputados que votaram contra

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O comitê central do PC do B decidiu punir com o afastamento das funções representativas de bancada três deputados federais que votaram contra a orientação do partido na reforma da Previdência.
Sérgio Miranda (MG) e Jandira Feghali (RJ), membros do comitê central, foram destituídos por oito meses das funções partidárias (cargos de liderança, vice-liderança e voto nas reuniões). Alice Portugal (BA) foi afastada por cinco meses e receberá censura pública.
Os três deputados votaram contra a reforma da Previdência nos dois turnos de tramitação na Câmara dos Deputados.
"A infração é grave, uma vez que o centralismo democrático, princípio no qual se assenta a construção orgânica e ideológica do partido e que garante a sua unidade, foi violado", diz a resolução aprovada pelos comunistas durante em Brasília, no fim de semana. Dos 51 integrantes do comitê central, 49 votaram a favor da resolução.
Sérgio Miranda afirmou à Folha que acatou a decisão, mas que, em sua defesa, ressaltou que deveria ser levada em conta a trajetória dos parlamentares na construção da posição assumida. A Folha não conseguiu entrar em contato ontem com as duas deputadas.


Texto Anterior: Reformas na CCJ do Senado obrigam governo a tentar negociação casada
Próximo Texto: Janio de Freitas: Discussão desnecessária
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.