São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETA FINAL

Tucanos temem "excessos" dos adversários e vão agir preventivamente; petistas terão fiscais nas urnas eletrônicas

PT e PSDB investem em medidas antifraude

DA REPORTAGEM LOCAL

O PSDB e o PT acenderam a luz de alerta para o risco de fraudes amanhã, no segundo turno.
O PSDB espera arregimentar 8.000 fiscais para trabalhar nos locais de votação. O partido diz temer possíveis "excessos" do PT.
Já os petistas conseguiram no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), por meio de seus advogados, medidas para "tentar coibir fraudes nas urnas eletrônicas".
A convocação do exército de fiscais tucanos tem um caráter preventivo, segundo a justificativa do presidente do Diretório Municipal do partido, Edson Aparecido.
"Estamos preocupados. Tivemos problemas no primeiro turno e achamos que pode piorar."
Aparecido disse que, no primeiro turno, petistas fizeram boca-de-urna em sessão de votação. "Colocaram também plástico e pedaços de madeira entre o quatro e o cinco para que não conseguissem apertar essas teclas."
"Estamos orientando [os fiscais] sobre o que fazer, que tipo de fraude o PT pode cometer e a que procedimentos pode tentar submeter os eleitores", declarou.
Do lado petista, o partido conseguiu garantia ao acesso de fiscais partidários para o processo de carga das urnas antes de sua remessa aos locais de votação, assinatura dos fiscais em todos os lacres já colados nas urnas e apresentação dos lacres não usados.
Além disso, o PT quer garantir o acesso de seus fiscais aos locais de armazenamento das urnas.
Ontem, lideranças do PSDB foram ao TRE manifestar sua preocupação com possíveis abusos.
O partido também conseguiu na Justiça Eleitoral a retirada de faixas que foram colocadas na zona sul com os dizeres: "Política é coisa de homem. Lugar de mulher é na cozinha". As faixas foram confeccionadas em pano amarelo, com letras azuis (cores do PSDB), dando a entender que o partido foi o autor do material.
Os próprios tucanos promoveram a retirada do material.


Texto Anterior: São Paulo: Líderes de PSDB e PT tomam as ruas
Próximo Texto: Para PT, "só eles são o sal da terra", diz tucano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.