São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISÃO PETISTA

Secretária de Marta destaca ação voltada às crianças

DA REPORTAGEM LOCAL

Leia trechos da entrevista com a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Perez:
 

Folha - Qual o balanço da gestão Marta em educação?
Maria Aparecida Perez -
Muito positivo. Cuidamos do acesso permanente do aluno; ampliamos a contratação de professores para que o aluno não fique sem aulas, construímos e reformamos prédios, formamos e valorizamos os professores; cuidamos da educação de jovens e adultos. O ponto mais positivo que é a criação das vagas, nós criamos 200 mil vagas, mais de 100 mil para crianças de 0 a 6 anos. O olhar para educação infantil foi muito grande.

Folha - E as escolas de "latinha", que ainda existem na rede?
Perez -
O Pitta deixou as escolas de latinha. Decidiu-se que era preferível atender, ainda que precariamente, as crianças, a privá-las da escola. Todas as 50 que ainda existem têm obras em andamento para substituí-las.

Folha - E quanto ao desenvolvimento pedagógico das escolas?
Perez -
Começamos a trabalhar um novo conceito para a educação, que inclui cultura e esporte como complementos. Aprendendo a tocar um instrumento, a pintar, a atuar, junto com o esporte, a criança desenvolve uma série de habilidades -o raciocínio, o refinamento motor.

Folha - A prefeitura dispõe de mecanismo de avaliação dos alunos?
Perez -
Não basta fazer uma prova. O Gaae (Grupo de Acompanhamento e Apoio à Escola) vai à escola para ver onde está havendo problema. A ênfase é com a comunidade escolar. Gaae faz as propostas visando à resolução.

Folha - E os conteúdos formais? Não é o caso de fazer uma prova de conhecimento?
Perez -
Avaliação como num vestibular? Achamos importante fazer isso internamente. Para dar conta do aluno que está na escola. Tem de ser avaliado dentro da escola. Para corrigir na escola.


Texto Anterior: Visão tucana: 'Educação infantil e formação são as prioridades'
Próximo Texto: São Paulo: Saída de eleitores para o litoral é inferior à prevista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.