São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPOS

Policiais militares e promotores flagram pagamento de R$ 50 a militantes e apuram ainda se houve compra de voto

PM invade sede do PMDB; Garotinho vê absurdo

SERGIO TORRES
ENVIADO ESPECIAL A CAMPOS (RJ)

Uma equipe do Ministério Público Estadual e da PM (Polícia Militar) invadiu na noite de ontem a sede do PMDB de Campos (a 280 km do Rio). Com um mandado judicial de busca e apreensão, ela flagrou o pagamento de pessoas pelo comando de campanha do candidato Geraldo Pudim (PMDB), que é apoiado pelo ex-governador e presidente estadual do partido, Anthony Garotinho, e por sua mulher, a governadora Rosinha Matheus.
Cada pessoa estava recebendo R$ 50. O Ministério Público, que chegou ao local às 19h30, investiga se as pessoas estariam sendo contratadas para fazer boca-de-urna na eleição de amanhã, o que é proibido pela legislação. Os promotores apuram ainda se haveria compra de votos no local.
Pelo menos cem pessoas estavam dentro e fora da sede a espera do pagamento. O secretário estadual de Integração Governamental, Luiz Rogério Magalhães, que é tesoureiro do PMDB, estava no diretório coordenando a distribuição do dinheiro. Ele afirmou que os recursos eram apenas para pagar militantes da campanha.
Logo após a invasão, Garotinho chegou ao local, onde permaneceu por 1 hora e 15 minutos. Ele considerou a ação uma "arbitrariedade sem precedentes". "Entrou um sujeito armado que botou a arma na cabeça de um rapaz que estava fazendo o pagamento", disse. Para ele, a suspeita de compra de votos é absurda. "Como compra de votos? Você acha que eu ia comprar votos na sede do partido, no centro da cidade?"
A Justiça Eleitoral decidiu ontem proibir que crianças acompanhem os adultos até a cabine de votação em Campos. Fiscais do TRE descobriram um esquema de compra de votos posto em prática com a participação de meninos.
Em Campos, disputam Pudim e o pedetista Carlos Alberto Campista, que tem o apoio do prefeito Arnaldo Vianna (PDT).


Texto Anterior: Richa diz não esperar discriminação do PT
Próximo Texto: Juiz adia entrega de kits escolares no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.