São Paulo, segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Você vai ver...

Sábado, início da noite, Matheus Leitão postou no iG o dinheiro na mão do governador, dizendo que "há três meses o vídeo, não datado, vem sendo usado para chantagem dentro do governo José Roberto Arruda". E teria iniciado a operação Caixa de Pandora.
Daí para o "Jornal Nacional", "Você vai ver imagens que mostram governador do Democratas recebendo dinheiro". Para piorar, "o advogado diz que o dinheiro mostrado foi usado para comprar panetones".

CINCO DVDS

folha.uol.com.br


Manchete na Folha Online, início da noite, "Presidente da Câmara do Distrito Federal esconde dinheiro na meia", também no "Fantástico". O vídeo, de 2006, "está entre os cinco DVDs a que a Folha teve acesso", postou Fernanda Odilla.

SEM VÍDEO
"Empreiteira pagou mesada a políticos, aponta PF", deu "O Estado de S. Paulo" na capa de sexta-feira. Fechando a operação Castelo de Areia, "um documento pode indicar suposto esquema de pagamentos a parlamentares e de doações por fora para partidos", em São Paulo.

NO QUINTAL
O "New York Times" ainda trata por "golpe" na home, mas já diz que os "hondurenhos vão às urnas esperando destravar paralisia política". Em análise, ouviu diretores de Brookings e Inter-American Dialogue para dizer que a "credibilidade de Obama na região foi enfraquecida".
O "Financial Times" destacou o "aumento da tensão" e citou que "soldados mataram duas pessoas", segundo a Anistia Internacional. Por outro lado, o G1 ressaltou a "votação tranquila" e, como submanchete, "Observador brasileiro relata calma tensa". Era Raul Jungmann.

NO "POST"
O "Washington Post" ainda cobre como "golpe" na home, mas o jornal deu editorial no sábado para destacar que "Obama está certo em apoiar a eleição" e para questionar se houve "golpe". No apoio do Brasil a Zelaya, "a lição é que os EUA nem sempre podem buscar o multilateralismo".

NO NOVO POST
Já o Huffington Post deu série de artigos com títulos como "Eleições não podem ser abençoadas pelos EUA", do Center for Democracy in the Americas, e "Ditadura é ameaça para a democracia no hemisfério", do Center for Economic and Policy Research de Washington.

CHINA & BRASIL

Fan Rujun/news.xinhuanet.com


Fan Rujun/news.xinhuanet.com
Jia com Lula, fechando a semana do "assessor" no Brasil

No topo das buscas de Brasil por Yahoo News e Google News, "Principal assessor político chinês diz que China e Brasil devem trocam experiência em energia", em visita a Itaipu. Segundo a Xinhua, defendeu "harmonia entre o homem e a natureza".
Na cobertura da estatal CCTV (acima) para a visita de Jia Qinglin, "China aprofunda cooperação com o Brasil".

FRENTE EMERGENTE
Manchete da Reuters Brasil desde Pequim, "Emergentes criam frente para negociar em Copenhague", com China, Índia, Brasil e África do Sul.
No "China Daily", sobre o encontro, "Promessa de corte de emissões é séria, afirma premiê" chinês aos demais.

CONTRA O OCIDENTE
Na Índia, a cobertura foi mais extensa e destacada.
No "Times of India", "Índia e China planejam uma saída conjunta" para Copenhague, em "união sem precedentes dos quatro países". Para o "Hindu", "Ação dos quatro é um desafio ao Ocidente".

FHC VS. LULA
O editor da "Foreign Policy", Moisés Naím, atacou Lula no espanhol "El País" pelo apoio ao Irã. "Hoje é óbvio ao próprio Lula: ele errou." E a "FP" saiu com os "principais pensadores de 2009", abrindo com o presidente do Fed, mais Obama, Bill e Hillary Clinton.
Em 11º, FHC, "por chamar a guerra às drogas pelo que é: um desastre".
Por outro lado, a edição ouve todos os listados e destaca que "os líderes mundiais mais influentes, além de Obama, são Hu Jintao, por larga margem, Vladimir Putin e Lula". Mais importante, republicado até pelo "WP", dono da "FP", entre as "Dez notícias que você perdeu em 2009", "O eixo naval China-Brasil", sobre o acordo militar.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Novo órgão da OAB investiga seus filiados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.