São Paulo, sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006/PRESIDÊNCIA

Lula deve anunciar hoje investimento em obras emergenciais para tapar buracos em estradas; trechos ainda não foram divulgados

Rodovias devem receber R$ 200 mi

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reúne hoje com diretores do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), deverá anunciar o investimento de cerca de R$ 200 milhões em obras emergenciais para tapar buracos em estradas.
Ontem, técnicos do Ministério dos Transportes e do DNIT trabalharam para definir quais trechos seriam priorizados na liberação.
Dois trechos já são considerados consenso, ambos na região sul de Minas Gerais: um de cerca de 300 quilômetros na BR-354, entre Campos Altos e Caxambu, e um de aproximadamente cem quilômetros na BR-265, entre São João Del Rey e Lavras.
Segundo o ministério, até outubro foram investidos R$ 1,03 bilhão nas estradas. Também são considerados investimentos em 2005 os restos a pagar de 2004 -R$ 650 milhões. Em 2004, foram investidos R$ 960 milhões em estradas. O orçamento total do ministério para investimentos em 2005 foi de R$ 4,2 bilhões.
Boa parte dos trechos que vão receber recursos já havia sido repassada aos Estados em 2002, no governo FHC (1995-2002).

Concessões
O Ministério dos Transportes está aguardando que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) faça modificações nos estudos para a concessão à iniciativa privada de oito lotes de trechos de rodovias federais.
As modificações foram pedidas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Ao analisar os estudos do governo, o tribunal concluiu que alguns dados estavam errados e poderiam levar à cobrança de uma tarifa de pedágio maior do que a necessária.
O governo tenta privatizar esses trechos -que incluem a Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte) e a Régis Bittencourt (São Paulo-Curitiba)- desde 1999. O processo foi barrado no TCU duas vezes.
Os estudos do ministério indicam tarifa máxima entre R$ 4,70 e R$ 5,60 para cada trecho de aproximadamente cem quilômetros. Os investimentos das empresas privadas que explorarão as rodovias, segundo o modelo, seriam de cerca de R$ 14 bilhões durante a concessão, de 25 anos.
Os oito trechos que o governo tenta privatizar somam aproximadamente 3.000 quilômetros. O Estado do Espírito Santo pediu para retirar um dos trechos (o da BR-101 que atravessa o Estado), por discordar do modelo.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Brasil perdoa US$ 84,7 mi da dívida da Nigéria para ampliar negócios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.