São Paulo, sábado, 31 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIANÇAS

Apoio da cúpula já está firmado

Candidatura põe PT-CE contra direção nacional

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A menos de nove meses das eleições municipais, estourou a primeira crise regional no PT. Em Fortaleza, metade do partido quer apoiar a pré-candidatura do deputado federal Inácio Arruda (PC do B) e ficar com a vice; a outra metade defende uma pré-candidatura própria, da deputada estadual Luizianne Lins.
O apoio a Inácio é defendido pela cúpula nacional do PT e foi acertado pelo presidente do partido, José Genoino, no dia 21.
Até sobre a escolha do vice há divergências: numa reunião em Brasília, na última quarta, foi anunciado que a vaga deverá ficar com o deputado estadual Artur Bruno. Mas outro pré-candidato a vice, o vereador José Airton Cirilo, que preside o diretório estadual, não aceitou a decisão e disse que ainda está no páreo.
Para o deputado estadual José Nobre Guimarães, integrante da executiva nacional e irmão de Genoino, a escolha já está feita. "O vice será o Bruno."
A chapa Inácio-Bruno é a mesma que chegou ao segundo turno na eleição de 2000, em Fortaleza, em que foi reeleito o prefeito Juraci Magalhães (PMDB).
Um dos principais defensores de uma candidatura própria petista em Fortaleza é o presidente do diretório municipal, o vereador Francisco Pinheiro. Segundo ele, a decisão final do partido só acontece numa votação marcada para 15 de fevereiro.
Ontem, Luizianne esteve reunida com PSB e PDT para sondá-los sobre a possibilidade de obter apoio. (KAMILA FERNANDES)

Texto Anterior: Túnel do tempo
Próximo Texto: Imprensa: Alckmin critica a divulgação de denúncias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.