São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Tarifa econômica 1
Dentre as mudanças que os tucanos preparam na área do transporte paulistano está uma tarifa diferenciada, mais barata, para as chamadas linhas bairro a bairro dos ônibus e lotações.

Tarifa econômica 2
Trecho mais curto terá passagem mais barata, mas sem direito à integração normal do bilhete único. A prefeitura espera que a inovação, ainda sem data para entrar em vigor, minimize o impacto do provável aumento do preço do transporte na capital.

Dupla face
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comandada por Eduardo Jorge, do PV, com a colaboração de diversos auxiliares de seu antigo partido, o PT, ganhou dos tucanos o apelido de goiaba: é verde por fora e vermelha por dentro.

Coisas da vida
De um líder de partido aliado ao Planalto a respeito de Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), candidato oficial do PT ao comando da Câmara: "Estou plenamente engajado na campanha. Mas, se a gente perder, vou ficar feliz".

Todo prosa
O deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) não cabe em si de tanto entusiasmo. Afirma ter recebido um telefonema de ninguém menos que FHC, a quem garantiu ter disposição para ir até o fim com a candidatura à presidência da Câmara.

Fundo do baú
Explicação de um ministro de Lula para as várias bandeiras do PT visíveis entre os que vaiaram o presidente em Porto Alegre: seriam militantes do PSOL que guardaram os estandartes de quando ainda eram petistas.

Em recuperação
Segundo a assessoria do ex-senador Carlos Wilson, ele se recupera bem da cirurgia feita para retirada de um tumor e deve voltar ao comando da Infraero.

Galho seco 1
Em carta ao MST, que afirma não ter relação com os protestos de sem-terra no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), a arqueóloga Niède Guidon voltou a criticar os assentamentos feitos pelo Incra na região: "Como se pode dar terras exauridas para a reforma agrária?".

Galho seco 2
Niède, que há meses alerta o governo para a destruição de pinturas rupestres e sítios arqueológicos promovida por assentados, sublinha na carta ao MST que turismo e apicultura são, segundo diversos estudos, as duas únicas atividades capazes de prosperar na região.

Galho seco 3
Após descrever as condições de insalubridade e insegurança vigentes em assentamento vizinho ao parque, a arqueóloga conclui: "O turismo pode trazer desenvolvimento econômico e inclusão social, mas o turismo não pode prosperar ao lado de favelas e da violência".

Amigo da vez
O governo federal inicia hoje campanha na qual um grupo de artistas voluntários visita bares e restaurantes para distribuir material informativo sobre segurança no trânsito e escolher "o amigo da vez". Este se compromete a não beber e a levar, sem riscos, os colegas para casa.

Cheiro de pizza 1
O ex-senador Luiz Estevão obteve do ministro Nelson Jobim, do STF, liminar impedindo que o STJ remeta ao Tribunal Regional Federal, em São Paulo, os recursos contra sentença do juiz Casem Mazloum, que condenara só Nicolau dos Santos Neto no caso do TRT paulista.

Cheiro de pizza 2
Há mais de um ano, o STJ decidira que "Lalau" não tem direito ao foro especial, criado depois da condenação do juiz. A procuradora Janice Ascari tem certeza de que a liminar vai acarretar a prescrição do caso.

TIROTEIO

Do deputado tucano Eduardo Paes (RJ), sobre a portaria que instituiu censura prévia na divulgação de dados do IBGE:
-O autoritarismo do PT é tão forte que pretende mudar até indicadores medidos há décadas, que são parâmetros imprescindíveis para a sociedade.

CONTRAPONTO

Clonagem tucana

Nome sempre lembrado entre os tucanos para a sucessão de Lula, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, divertiu os participantes de um encontro do PSDB, realizado na semana passada em São Paulo, com uma história ocorrida na campanha eleitoral do ano passado.
Contava ele que na reta final foi a Curitiba dar uma força a Beto Richa, tucano que acabou eleito prefeito e que está na faixa dos 40 anos, como o mineiro.
Aécio foi saudado efusivamente pelos eleitores da cidade, mesmo num momento em que não estava acompanhado do candidato de seu partido:
-Confiamos em você, não desista-, disse um deles.
Aécio ficou intrigado, uma vez que não é candidato a nada -pelo menos oficialmente. Até que, passado algum tempo, o eleitor voltou à carga:
-Esta eleição já é tua, pode comemorar, Beto Richa!


Próximo Texto: Diálogos reabrem suspeita de propina ao PT no caso Lubeca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.