São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVIDÊNCIA

Corretora culpa gestão dos fundos por perdas

FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Investigado por perdas causadas a fundos de pensão patrocinados por estatais, Cezar Sassoun, sócio da corretora Laeta, disse ontem à CPI dos Correios que a responsabilidade por essas operações financeiras é dos gestores dessas entidades de previdência.
Relatório preliminar da sub-relatoria de fundos de pensão da CPI apontou perda de R$ 55,3 milhões de 14 entidades de previdência, nos últimos cinco anos, em operações com a Laeta na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros). Elas estariam concentradas sobretudo na Prece, entidade de previdência da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro), e no Sistel (empresas de telefonia).
"A responsabilidade é dos gestores dos fundos, a Laeta não dá ordens aos fundos. O senhor precisa perguntar aos gestores porque eles deram aquelas ordens naqueles dias. Mesmo que eu ache as ordens catastróficas, eu tenho que obedecer", disse Sassoun ao sub-relator, deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA).
"Ele compromete de forma categórica os gestores dos fundos. O impasse está criado porque os gestores culpam as corretoras pela alocação dos recursos. Acho suspeitas as sucessivas operações negativas feitas pelas Laeta, não vejo como a corretora esteja de forma inocente nessa questão", disse ACM Neto.
Sassoun negou as acusações de lavagem de dinheiro e de transferência de recursos para terceiros de forma irregular, presentes em relatório da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão regulador do mercado. "Isso está sob sigilo, não deveria estar aqui. O senhor está agindo como fiscal da CVM", disse o sócio da Laeta. "Quem decide o que deve estar aqui sou eu", rebateu o sub-relator de fundos de pensão.
Sassoun negou ainda que Lúcio Bolonha Funaro, tido como doleiro e suspeito de lavagem de dinheiro, seja sócio oculto da Laeta.


Texto Anterior: Janio de Freitas: O caixa três
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.