|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Serra pressiona para inaugurar Rodoanel antes de deixar cargo
Depois do dia 2 de abril, tucano poderia participar da festa, mas não entregaria a obra oficialmente como governador
Presidente Lula e ministra Dilma também devem ir à solenidade, porque a União destinou verbas do PAC para a construção do trecho sul
FERNANDO BARROS DE MELLO
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma das principais vitrines
do governo de São Paulo, o trecho sul do Rodoanel virou, neste início de ano, alvo de atenção
dos dois partidos favoritos à sucessão presidencial de 2010.
Enquanto o PT torce para que
as obras atrasem, impedindo a
inauguração em março, o governador José Serra pressiona
pela conclusão dos trabalhos.
A apreensão tem um motivo:
a data-limite de desincompatibilização. Caso Serra, pré-candidato tucano ao Planalto, seja
confirmado como adversário
da petista Dilma Rousseff (Casa Civil) na disputa presidencial, ambos têm até 2 de abril
para deixar os cargos.
A previsão de inauguração do
Rodoanel é dia 27 de março
-menos de uma semana antes
do "dia D". Se houver atrasos e a
entrega ficar para abril, Serra
participaria da festa, mas não
entregaria a obra oficialmente
como governador. O tucano já
confidenciou esse temor a interlocutores. O prazo-limite
para participar de inaugurações de obras é 2 de julho, três
meses antes do pleito.
Como o Rodoanel tem uma
parcela de investimentos do
PAC (Programa de Aceleração
do Crescimento), o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma também devem estar presentes na festa de inauguração.
Histórico
A construção do trecho sul,
com 57 km de extensão, foi iniciada em 28 de maio de 2007. A
previsão é de um investimento
de R$ 3,6 bilhões, incluindo a
construção da rodovia, desapropriações e compensações
ambientais. Seu traçado inicia-se no trevo da rodovia Régis
Bittencourt, interligando as rodovias Anchieta e Imigrantes.
Em 2009, o Ministério dos
Transportes incluiu entre suas
principais obras o trecho sul do
Rodoanel de São Paulo, no âmbito do PAC. A parcela da União
é de R$ 300 milhões.
Outras obras que são vitrines
do governo Serra têm previsão
de entrega também apertada,
em março. As pistas da Nova
Marginal Tietê estão prometidas para o fim do mês.
No caso do metrô, o governo
prevê entregar, até o fim do
mesmo mês, as novas estações
Faria Lima e Paulista, as primeiras da Linha 4-Amarela.
Ontem, Serra inaugurou a estação Sacomã da Linha 2-Verde
do metrô. Na mesma linha, estão previstas as inaugurações
das estações Tamanduateí e Vila Prudente antes que o governador deixe o cargo.
Malandragem
"Não acreditamos que haverá atraso. Mas, se houver e o PT
quiser se aproveitar, a população sabe que essa é uma característica malandra deles", afirma o líder do governo Serra na
Assembleia de São Paulo, deputado estadual Vaz de Lima.
"Eles não deram o devido
crédito para a estabilização que
fizemos na economia, para os
programas sociais que começamos. No caso do Rodoanel, a
Marta [Suplicy, ex-prefeita de
São Paulo] não colocou dinheiro, e o governo federal colocou
agora, no final. A população sabe quem é o responsável por essa obra: o governador Serra",
complementa o deputado.
Com a conclusão do trecho
sul do Rodoanel, o governo
paulista estima em 43% a redução no movimento de caminhões na marginal do rio Pinheiros e de 37% na avenida
dos Bandeirantes. Os tucanos
apostam na obra para dar resposta a um dos maiores problemas dos paulistanos: o trânsito.
Segundo engenheiros ouvidos pela Folha, houve, em
2009, um pedido do governo
para que a inauguração fosse
antecipada. Porém, as fortes
chuvas que atingiram São Paulo prejudicaram o plano.
"Temos constantemente denunciado o fatídico prazo de
março, inclusive em questões
ambientais. A pressa se tornou
uma marca do governo", afirma o deputado Simão Pedro
(PT), presidente da Comissão
de Serviços e Obras Públicas da
Assembleia. Segundo ele, é
"inegável" que há dinheiro do
PAC na obra. "Há uma febre
eleitoral que afeta os prazos."
Texto Anterior: Elio Gaspari: Obama está com um pé no Terceiro Mundo Próximo Texto: Tucano alfineta Lula ao entregar estação do Metrô Índice
|