São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006/SÃO PAULO

Depois de reunião com secretariado, quando anunciará alterações, prefeito dará justificativa pública para seu lançamento ao governo do Estado

Serra deixa cargo hoje para se candidatar

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), reúne hoje sua equipe para se despedir e apresentar as alterações em seu secretariado. Nela, ele deverá transmitir o cargo ao vice-prefeito, Gilberto Kassab (PFL).
Depois do encontro, programado para a tarde, o prefeito deverá conceder uma entrevista em que justificará a decisão de concorrer ao governo do Estado. A expectativa é que ele envie sua carta de renúncia à Câmara Municipal depois da reunião.
Segundo tucanos, o prefeito se esforça para minimizar o impacto da renúncia sobre sua candidatura ao governo. Daí, a decisão de manter o secretário de Governo, Aloysio Nunes Ferreira, no cargo. O secretário pretendia se candidatar à Câmara dos Deputados, mas cedeu à pressão. Além de atuar como ponte entre Serra e os políticos locais, Aloysio funciona como avalista do acordo que garantiu ao PFL a prefeitura.
Outro fiador é o futuro secretário de Subprefeituras, Andrea Matarazzo. Como os dois são muito ligados ao prefeito, sua presença em cargos de relevância serviria para neutralizar a idéia de abandono, dando maior segurança a Serra. Os dois têm bom relacionamento com Kassab. O vice-prefeito chegou a defender a permanência de Aloysio no cargo.
Também para passar a imagem de que a prefeitura está sob comando do PSDB, o subprefeito de Pinheiros, Antônio Marsiglia Neto, assumirá a pasta de Serviços, hoje a cargo de Matarazzo.
O secretário-adjunto de Aloysio, Alexandre Schneider, deverá ser anunciado para a Educação. Ontem, Serra reuniu-se com a executiva estadual do PSDB para traçar a forma de sua saída. Os tucanos chegaram a propor que ele concedesse uma entrevista na sede do partido, a exemplo do anúncio da candidatura Alckmin, mas ele não quer nenhum ato público, prefere uma saída discreta.
Também foi dito pela executiva estadual que na segunda-feira haverá uma reunião com todos os pré-candidatos do partido ao governo de São Paulo para comunicar que não haverá prévia.

Vitória fácil
Em turnê de promoção de seu livro de memórias, "O Presidente Acidental" nos EUA, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso previu uma "eleição fácil" para Serra ao governo de São Paulo.
Além disso, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está perdendo o respeito do eleitorado, ainda que mantenha alto nível de popularidade. Em privado, FHC avalia que as eleições serão "plebiscitárias", favorecendo Alckmin. "Serra terá uma eleição relativamente fácil em São Paulo, e o Aécio Neves também em Minas", disse o ex-presidente a um público de cerca de cem diplomatas, autoridades e empresários em Washington. Sem ser questionado, FHC também comentou a quebra de sigilo do caseiro Francenildo Costa: "É pior que corrupção, é inaceitável, é autoritarismo e não pode continuar".
Segundo ele, a queda de Antonio Palocci tem um efeito negativo duplo, tanto pela gravidade das acusações como pela perda do nome que fiava a confiança financeira no governo. "Guido Mantega não tem o mesmo significado."
Para ele, a queda de Palocci pode atrapalhar a reeleição de Lula.
"A capacidade do PSDB de influenciar nos grandes centros é enorme e o apoio ao governo Lula foi se retraindo para os grotões. O empresariado e o setor financeiro ainda tinham o governo em consideração positiva, mas o elo que havia entre o governo e os setores mais modernos do Brasil se quebrou."


Colaborou LEILA SUWWAN, em Washington


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Alckmin deixa governo hoje sem endereço para comitê de campanha
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Garotinho diz achar "difícil" aliança com PSDB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.