São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo dá aumento a professores bem avaliados, mas não negocia

DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"

O governo estadual anuncia hoje, dia da manifestação de professores batizada de "bota-fora de Serra", que 45 mil docentes da rede (os 20% mais bem avaliados) ganharão um aumento permanente de 25%.
O reajuste faz parte de programa aprovado em outubro, que beneficia professores com as maiores notas numa avaliação de conhecimento. O pagamento será feito em 7 de maio.
A proposta faz parte da política do governo Serra de conceder dinheiro extra a servidores bem avaliados em exames.
Os sindicatos dizem que o critério é injusto, pois 80% ficarão sem aumento, e exigem reajuste salarial de 34,3%, que visa repor as perdas desde 1998. O governo diz que o índice desajustaria as finanças do Estado.
A Secretaria da Educação afirmou que não negociará com a categoria enquanto houver greve -que começou há três semanas. A pasta disse que o movimento é "político", e que soube do pedido de reajuste apenas após o início da paralisação.
A Apeoesp (maior sindicato da rede, filiado à CUT) diz que a secretaria sabia da reivindicação desde o ano passado. E afirma que a greve persistirá enquanto não houver negociação.

Manifestação
O promotor da Habitação e Urbanismo José Carlos de Freitas entrou com pedido na Justiça para barrar a manifestação de hoje, que começa às 14h, no Masp, na avenida Paulista. O pedido não foi aceito. O Tribunal de Justiça disse que não poderia detalhar a decisão.
Ontem, cerca de 30 militantes do PT de São Bernardo foram impedidos de entrar na solenidade de inspeção do Rodoanel. Mantidos sob o cerco do Batalhão de Choque no acostamento da Anchieta, desistiram.
Um grupo de manifestantes conseguiu furar o bloqueio e começou a apitar durante o discurso de Serra. Como seus apoiadores reagiram aos gritos de "Serra presidente", o governador interveio: "Aqui não temos campanha antecipada. Se o outro faz, fazemos um esforço para ficar quietos".


Texto Anterior: Operários varam noite para acabar Rodoanel
Próximo Texto: Foco: "Se Serra é PSDB, por que não posso ser PT?", diz grevista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.