São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

O sub e o Brasil

A confirmação de Robert Zoellick para o Banco Mundial foi manchete nos sites do "Financial Times" ao "Washington Post", com referências à cobrança anterior de Brasil e outros por seleção não restrita à Casa Branca. Mas o secretário do Tesouro dos EUA tratou de espalhar que a indicação só saiu depois de "consultas com líderes de finanças de todo o mundo", ao "Wall Street Journal", e que ele é "apaixonado pelo desenvolvimento", ao "FT". Abaixo do enunciado, na home do "WSJ", chamada para a "recepção calorosa" pelo mundo, abrindo pelo ministro Guido Mantega, que falou em "boa escolha" e que já se apagaram as "divergências iniciais" -em relação ao "subordinate of a subordinate of a subordinate", no dizer do "WSJ".

usatoday.com

"HOT SPOT"
Na ata de ontem do banco central dos EUA, postada pelo site do "WSJ" e que fez saltar as bolsas do mundo, o Fed avalia que os indicadores da América Latina apontam crescimento menor para México e até mesmo Argentina, "mas em outros países, o Brasil especialmente, as condições aparecem mais positivas".
É por tal perspectiva que o "Brasil é lugar quente [hot spot] para empresas de tecnologia" dos EUA, na chamada de capa do "USA Today" (acima, no caderno "Money"). A reportagem abre dizendo "Saiam da frente, Índia e China, o Brasil é a nova economia emergente a atrair os grandes investimentos de empresas de tecnologia dos EUA". Lista MySpace, IBM, Mozilla, Intel e Draper Fischer Jurvetson, fundo do Vale do Silício. "O país cresce e", na expressão de um dos vices da Dell, "nós queremos fazer parte disso".

ATOR-CHAVE
Em agências tipo Thomson Financial, que comprou a Reuters, France Presse e a chinesa Xinhua, ecoou ontem o anúncio da União Européia de que "deseja o Brasil em seu clube seleto de parceiros".
Em destaque, a declaração do presidente da Comissão Européia, de que, "ao propor as relações mais fortes, nós estamos reconhecendo a qualificação do Brasil como um ator-chave [key player] para entrar no nosso clube".

PALCO GLOBAL
O site MarketWatch postou longa análise sob o título "Empresas de alimentação do Brasil chegam mais perto do palco global". Cita a compra da americana Swift pela JBS e, dias antes, a aquisição de menor proporção da européia Plusfood pela Perdigão. E diz que a Sadia completa até o fim do ano sua fábrica na Rússia.

HUMORES
Bastou a China taxar seu mercado de ações para a Bovespa cair 2%, como deram Bloomberg e outros. Fim do dia, porém, e a bolsa "reverte o mau humor", noticia o Valor Online, com mais um recorde.

ÁLCOOL E AS MASSAS
O "New York Times" deu que também a Europa entrou no "boom" da bioenergia. Da Itália, o enviado relatou como fazendeiros vêm trocando um trigo "delicado" usado para massas por uma variedade de couve a "ser transformada em biocombustíveis". Da Itália à Inglaterra, o modelo citado é o Brasil, mas "analistas estão inseguros se o feito brasileiro pode ser repetido na Europa".

CONSOLO
O blog Passport, da revista "Foreign Policy", avaliou que a alta no preço dos alimentos provocada em parte pelos biocombustíveis "é uma má notícia para todo mundo, mas tem um consolo": atingindo consumidores dos EUA e da Europa, "muitos podem se perguntar por que impostos devem subsidiar fazendeiros domésticos ineficientes".

QUEM PAGA
Por outro lado, "a dias do G8", a BBC e outros noticiam que a organização Oxfam cobrou que os países ricos "deveriam desembolsar pelo menos US$ 40 bi e financiar a adaptação dos mais pobres para o aquecimento global".

"SOMOS TODOS BRANCOS"
O "Jornal "não somos racistas" Nacional" editou o "perfil genético" de celebridades negras brasileiras da BBC e saiu dizendo, em contraste com a BBC, que Daiane dos Santos "é mais européia que africana", ela e Neguinho da Beija-Flor, únicos citados. Tutty Vasques, de sarcasmo incontinente, proclamou no blog: "Somos todos brancos".
Em tempo, o blog Ocupação da USP destacou a moção de apoio, votada na última assembléia dos estudantes no campus, ao movimento Educafro e às "ações afirmativas".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: CPIs do Apagão vão apurar desvio na Aeronáutica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.