São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frente aproveita rachas na base do PMDB

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato do PPS ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, iniciou articulações para atrair segmentos da base do PMDB, já que a cúpula do partido se mantém fiel ao tucano José Serra.
A estratégia de Ciro é evitar a direção nacional peemedebista porque seus principais aliados pefelistas e tucanos são inimigos do grupo. O próprio Ciro faz críticas à cúpula do PMDB, que também não gosta dele.
O vice de Ciro, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, é um dos emissários de Ciro que procuram dirigentes estaduais e prefeitos do PMDB para convencê-los a liberar cabos eleitorais.
O presidente do PMDB, o deputado federal Michel Temer (SP), diz que tem atuado para preservar a unidade do partido: "O PMDB tem aliança fixada com o PSDB e vai até o fim com Serra". Apesar da ação da cúpula do PMDB, que se reúne hoje em Brasília com a direção tucana, há rachas na base peemedebista.
A Folha apurou que Paulinho telefonou para o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), cuja pré-candidatura a vice de Serra foi abatida por uma acusação de contas no exterior não declaradas ao fisco. Alves está contrariado porque não recebeu um telefonema de José Serra depois de ser arquivado um pedido de investigação contra ele.
Procurado por emissários de Ciro, o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB), liberou alguns secretários e cabos eleitorais, apesar de manter o discurso pró-Serra.
A maioria da cúpula nacional do PMDB, se Serra não for ao segundo turno, tenderá a apoiar Lula ou a liberar suas bases se Ciro estiver muito à frente do petista nas pesquisas da segunda fase.

Inocêncio
A Frente está preparando para terça-feira um ato político para marcar a adesão do líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE), à candidatura de Ciro.
Sob o comando do vice Marco Maciel, o PFL de Pernambuco estava fechado com a candidatura de José Serra (PSDB/PMDB). Além de Inocêncio, o ex-governador Joaquim Francisco já manifestou apoio a Ciro.
(KENNEDY ALENCAR E LUIZA DAMÉ)


Texto Anterior: Aliados buscam destituição de Martinez
Próximo Texto: Governadores: Pedetista desiste de ser candidato ao governo do RS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.