São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

Ministro do TSE revê liminar

Pesquisa CNT/Sensus é liberada; dado sai na 2ª

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) liberou ontem a divulgação da pesquisa de intenção de voto da CNT/Sensus. O resultado será divulgado na próxima segunda-feira. A liberação ocorreu diante do compromisso do instituto de não divulgar o resultado das perguntas sobre o vice de três presidenciáveis, a parte considerada falha no aspecto jurídico.
A divulgação foi autorizada pelo ministro auxiliar do TSE José Gerardo Grossi, o mesmo que deu liminar na sexta-feira, a pedido do PSDB, contra sua divulgação. Ontem, Grossi examinou recurso do Sensus e reviu a decisão. O levantamento incluiu perguntas sobre o vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de Ciro Gomes (PPS) e de Anthony Garotinho (PSB), mas não contemplou a vice de José Serra (PSDB) e os vices dos outros dois concorrentes ao Planalto.
Inicialmente Grossi concedeu a liminar contra a publicação do resultado, porque entendeu que a falta de referência a três dos seis candidatos a vice-presidente implicava tratamento desigual entre os concorrentes, situação inadmissível para a Justiça Eleitoral.
A pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) seria divulgada na segunda-feira. O Sensus entrou com o recurso no sábado. A CNT decidiu ontem à noite divulgar o resultado da pesquisa em 5 de agosto, junto com os resultados da 51ª rodada, já em campo.
A representação judicial contra o Sensus Data World Pesquisa e Consultoria foi apresentada pela coligação "Grande Aliança", formada pelo PSDB e PMDB.

Vazamento
O jornal argentino "La Nación" divulgou ontem o suposto resultado do levantamento, já que as proibições da legislação brasileira não atingem o país vizinho. O presidente do TSE, Nelson Jobim, disse que esse vazamento "faz parte do jogo político". Segundo ele, "não há nenhuma jurisdição sobre um jornal estrangeiro."



Texto Anterior: Pesquisa: No Ibope, Ciro se mantém isolado em 2º com 25%; Lula tem 34%
Próximo Texto: Estratégia: Em jantar, PIB dá apoio a Serra, mas pede mudanças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.