São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPANHA

Barrada é 3º candidato a governador do PSB que deixa disputa

Arraes afasta "conspirador" para defender Garotinho

Ormuzd Alves/Folha Imagem
Garotinho, ao lado da filha Clarissa (de megafone), faz campanha


FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O presidente nacional do PSB, Miguel Arraes, decidiu partir para o confronto direto com os grupos que defendem a renúncia do presidenciável do partido, Anthony Garotinho.
Ontem em Recife, após participar de uma reunião com a cúpula socialista de Pernambuco, ele substituiu seu candidato a governador do Estado, Humberto Barradas, que liderava um movimento local contra Garotinho.
Arraes considerava a ação de Barradas conspiratória e simbolicamente negativa para o PSB.
Ao substituí-lo, não sufocou apenas o núcleo de resistência à candidatura nacional em Pernambuco. Enviou também um recado aos diretórios do partido em outros Estados.
"A idéia é tornar a decisão de Pernambuco um exemplo para outros locais", afirmou à Agência Folha um integrante do PSB.
O partido, informou, quer mostrar que a candidatura de Garotinho é "irreversível" e que o partido deve trabalhar "a favor da sua permanência".
Barradas será substituído pelo vice da chapa, Dilton da Conti, um dos principais assessores de Arraes. O vice de Conti será o médico Anchieta Patriota.
Barradas foi o terceiro candidato a governador do PSB a deixar a disputa. Ele foi o primeiro, entretanto, a ser substituído por decisão do partido.
Jacó Bittar, que disputaria a eleição em São Paulo, e Lídice da Mata, candidata na Bahia, renunciaram na semana passada. Os dois abandonaram as candidaturas reclamando da "falta de apoio" e da "evangelização" da campanha.
Dois dias antes de renunciar, Lídice esteve em Recife para participar, ao lado da deputada federal e candidata à reeleição Luíza Erundina (PSB-SP), do lançamento do comitê do deputado federal pernambucano Djalma Paes (PSB).
O então candidato do partido ao governo de Pernambuco também participou do evento e concordou com Lídice e Erundina.
Arraes não gostou. Na sexta-feira passada, após retornar de Brasília, o presidente do PSB reuniu a cúpula do partido em seu escritório e decidiu trocar o candidato.
No dia seguinte, Barradas foi chamado para esclarecer suas críticas. Ele voltou a reclamar de Garotinho e entregou a decisão de mudar a chapa ao partido.



Texto Anterior: Saiba Mais: Médica participou de campanha de governo FHC
Próximo Texto: Candidato investe em comícios nas capitais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.