São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alckmin e Heloísa culpam Lula por demissões na Volkswagen

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SURCUSAL DO RIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Os principais adversários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin (PSDB) e Heloísa Helena (PSOL), culparam a política econômica do governo federal pelas demissões na Volkswagen e consideraram justa a greve na fábrica.
Ontem à noite, em entrevista ao "Jornal da Globo", Lula disse que a empresa se "precipitou" ao demitir 1.800 funcionários da unidade de São Bernardo do Campo antes de conversar com o governo: "Acho que a Volkswagen se precipitou ao anunciar a dispensa dos trabalhadores por carta, sem conversar com o governo e sem conversar com o sindicato adequadamente. Possivelmente, a gente venha a ter essa conversa".
Já Alckmin utilizou as críticas até para se esquivar de um posicionamento mais sólido sobre a suspensão do empréstimo à montadora pelo BNDES, que desencadeou as demissões e a greve. "O governo não está agindo na causa do problema. A causa é o fato de os juros ficarem muito altos nesses anos todos sem necessidade, pois não havia nenhuma crise internacional", disse o tucano no Rio.
Já a senadora disse que o BNDES tem a "obrigação" de ajudar o setor produtivo: "Então eu acho que é uma decisão errada, do mesmo jeito que foi errado não ajudar a Varig", afirmou em Campo Grande (MS).


Texto Anterior: Programa de Lula é "cartilhinha" para esconder jogo sujo, diz Heloísa
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Falta esforço a PFL e PSDB, diz Lembo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.