São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Julgamento no Supremo afeta o PT, diz ministro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem que o julgamento do mensalão pelo STF, que decidiu pela abertura de processo contra o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e o deputado José Genoino (PT-SP), entre outros dirigentes petistas, não tem reflexos sobre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mas afeta o partido.
"O impacto pode ser uma postura mais defensiva do PT, uma postura de rejeição da denúncia ou de reforço da convicção de que essas pessoas [denunciadas] cometeram ilegalidades. Impacto tem, mas eu não sei qual é o impacto", afirmou. Tarso não quis se aprofundar no assunto. "Sobre isso eu falo domingo", declarou, em referência ao congresso nacional do PT que acontece neste fim de semana.
"Eu entendo que não atinge politicamente nem o governo nem o presidente da República", disse.
Ao final da reunião ministerial de ontem na Granja do Torto, o presidente Lula disse à sua equipe que "ninguém pode se abater" por causa do julgamento. Segundo Lula, seus ministros não podem se abater nem se abalar porque até agora o STF não condenou ninguém e tudo ocorreu dentro da normalidade institucional.
A denúncia acatada pelo Supremo atingiu três ex-ministros do governo Lula. Em sua fala, o presidente repetiu o que havia dito no dia anterior no Planalto, quando disse que quem for culpado será condenado pelo STF, e os inocentes verão absolvidos.
O presidente do DEM, Rodrigo Maia, e o líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio, rechaçaram a afirmação de que o julgamento do mensalão está sob suspeita por causa das declarações do ministro Ricardo Lewandowski. "Quem está sob suspeita é ele [José Dirceu]", disseram.
Para o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), "não se pode negar que o conteúdo dos e-mails tem ligação com a conversa do ministro". José Genoino (PT-SP), acusado no mensalão, preferiu não comentar.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Procuradoria e PF investigam fundo de pensão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.