São Paulo, quinta, 31 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arraes tenta recompor base

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O governador de Pernambuco, Miguel Arraes (PSB), vai deixar ao seu sucessor, Jarbas Vasconcelos (PMDB), uma dívida de R$ 500 milhões, segundo cálculos feitos pela equipe do futuro governador.
Além do débito, o peemedebista terá de administrar a crise que se instalou nas áreas da saúde e segurança pública e a insatisfação dos servidores estaduais, que não têm aumento salarial há quatro anos e ameaçam entrar em greve.
Nos quartéis da PM, a comida está racionada há dois meses. Os horários de trabalho foram alterados para evitar que os policiais se alimentem durante o serviço.
Os cortes atingiram todos os setores do governo e foram promovidos para que Arraes cumprisse a prioridade do fim de seu governo: o pagamento do salário de novembro e o 13º dos servidores.
Para isso, o governador quebrou um acordo com a União e decretou que os R$ 179 milhões obtidos com a privatização do Bandepe (Banco do Estado de Pernambuco) seria utilizado para esse fim.
O contrato assinado com o governo federal previa o repasse do dinheiro para o Tesouro Nacional como forma de amortização da dívida contraída pelo Estado para o saneamento do próprio banco.
Apesar do quadro ruim que deixa ao sucessor, Arraes ainda acredita que pode recuperar o prestígio perdido junto a lideranças políticas do interior. Montou um escritório em Recife e vai viajar pelo interior do Estado para recompor sua base eleitoral.
O governador pretende ainda escrever um livro -o sétimo- cujo tema se recusa a revelar.
Miguel Arraes de Alencar, 82, nasceu em Araripe (CE). Já exerceu o cargo de governador de Pernambuco por três vezes. Foi também deputado estadual, deputado federal e prefeito de Recife.
Em 64, foi preso pelo governo militar e, em 65, exilou-se na Argélia. Foi condenado a 23 anos de prisão pelo Tribunal Militar de Recife por supostos crimes contra a segurança nacional. Retornou ao Brasil em 79, com a anistia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.