Campinas, Sexta-feira, 02 de Março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para CEI, Ecocamp só vence em 4 itens

DA FOLHA CAMPINAS

O consórcio Ecocamp, vencedor do contrato de limpeza urbana da Prefeitura de Campinas, ganhou a licitação apresentando menor preço em apenas 4 dos 15 itens do sistema.
Se fossem usados os valores de menor preço dos 15 itens do contrato, a economia da Prefeitura de Campinas seria de R$ 9,3 milhões. O contrato global com a Ecocamp é de R$ 133,5 milhões para 48 meses.
O apontamento consta de uma planilha elaborada pelo relator da CEI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Lixo, que investiga o contrato, Roberto Frati (PTB).
O material foi entregue ao ex-diretor do DLU (departamento de limpeza urbana) e ex-secretário das Obras da administração Francisco Amaral (PPB), Laércio Terentim, que prestou depoimentos ontem aos vereadores.
Há casos, como o da empresa Servix Boa Hora, que apresentou menor preço em cinco itens.
A lei de licitações (8.666/93) determina à administração pública que "as obras, serviços e compras efetuadas pela administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor preço no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala".
Segundo a CEI, Terentim teria sido o responsável pela elaboração da planilha de custos do contrato de limpeza pública.
Terentim disse que a planilha foi elaborada pela gestão do prefeito Magalhães Teixeira (PSDB), morto em 96, com base em um estudo da USP (Universidade de São Paulo) para a Prefeitura de São Paulo.
"Uma coisa que leva a contratação de uma única empresa é a facilidade na negociação e até mesmo da fiscalização", disse.
Terentim foi diretor do DLU durante quase todo o governo Chico. Ele deixou o cargo apenas no dia 31 de novembro do ano passado, para assumir a Secretaria das Obras, no lugar de Adriana Giacomini.
O presidente da CEI, Dário Saadi (PSDB), disse que a comissão ficou sem explicação em relação a alguns pontos referentes aos itens da planilha e às medições quantitativas lançadas no edital.
Segundo o relator da CEI, as suspeitas são de que algumas medições, como de coleta de lixo, tenham sido lançadas abaixo da quantidade real para beneficiar a Ecocamp.
O consórcio Ecocamp informou que apresenta hoje à CEI todos os detalhes de valores apresentados pela empresa.
Membros da CEI visitaram ontem, pela manhã, o aterro sanitário Delta 1 para investigar denúncias de irregularidades, mas nada foi constatado.



Texto Anterior: Pedágios: AutoBAn inicia hoje cobrança bidirecional
Próximo Texto: PANORÂMICA - Acidente: Nutricionista morta em lua-de-mel na África do Sul será enterrada hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.