Campinas, Sábado, 3 de julho de 1999

Próximo Texto | Índice

Nova regra exclui 37 cidades e provoca confusão entre usuários

MARCELO BARTOLOMEI
editor-assistente da Folha Campinas

A nova regra para fazer ligações interurbanas, implantada a partir de hoje em todo o país, exclui 37 cidades da região e deve provocar confusão entre os usuários.
Há divergência sobre o uso ou não do código da operadora nas ligações entre Campinas e as cidades de Sumaré, Valinhos, Vinhedo e Paulínia. É que as cinco cidades foram incluídas em uma área de conurbação no interior do Estado.
De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), os municípios devem usar somente o número do telefone e dispensar o código da operadora.
Não é o que a Telefônica e a Embratel têm informado ao usuário.
A Folha ligou para os três principais serviços de informações ontem à tarde. De acordo com a Embratel, as ligações entre todas as cidades devem usar código de uma empresa operadora, mesmo que elas sejam conurbadas.
Já a Telefônica informou ter criado uma "tabela de exceções", que prevê ou não o uso do código da operadora entre municípios.
Segundo a Telefônica, de Campinas para as outras quatro cidades a ligação continua normal. Para a empresa, por exemplo, o código deve ser usado em ligações de Paulínia para Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
O 0800 da Anatel informou que as ligações entre as cinco cidades permanecem iguais.

Exclusão
O novo modelo de ligação -que inclui o número da operadora entre o 0 e o número DDD- deve começar a funcionar nas 37 cidades excluídas da região entre o próximo dia 24 e o final deste ano.
Segundo a assessoria de imprensa da Telefônica em Campinas, os 139 municípios escolhidos para operar a partir de hoje no novo sistema de telefonia respondem por 85% do tráfego no Estado.
A Telefônica não definiu ainda quais municípios mudarão as regras nas próximas etapas.
A partir do dia 24, outras 375 cidades, responsáveis por 14% das ligações, passarão a usar o código da operadora. Já os cerca de cem municípios restantes (1%) deverão mudar até o final do ano.
De acordo com a Telefônica, as centrais de telefonia dos municípios excluídos são antigas e não suportariam o volume de discagem de dígitos exigido pelo novo sistema.
A regra leva em conta a cidade de origem da ligação, ou seja, o usuário que quiser ligar de Campinas para Piracicaba terá que discar o 0, mais o número da operadora (15 ou 21), o DDD (o mesmo usado antigamente, sem o 0) e o telefone.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.