Campinas, Domingo, 04 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para ouvidor, inquérito pode gerar corrupção

DA FOLHA CAMPINAS

O ouvidor das polícias Civil e Militar de São Paulo, Benedito Mariano, defendeu uma alteração na Constituição Federal para que a Polícia Civil deixe de ser uma polícia judiciária para tentar reduzir os índices de corrupção.
Pela proposta, já encaminhada ao Congresso Nacional, seria extinto o inquérito policial.
"O inquérito coloca os policiais em relação direta com os delitos e com poder de indiciamento, o que facilita os casos de corrupção", disse o ouvidor.
Segundo ele, o poder da polícia de indiciar pessoas existe no Brasil e em outros poucos países.
Entre as propostas para conseguir a redução dos índices de corrupção dentro da polícia, estão ainda a criação de uma Corregedoria da polícia estadual, o pagamento de seguro de vida especial para policiais mortos em serviço e pagamento de hora extra.
Outras propostas são a exigência de uma diferença salarial entre o maior e o menor salário das polícias nunca superior a quatro vezes e a nova regulamentação disciplinar da polícia. "Percebemos que a Polícia Civil é muito denunciada por corrupção e a PM é muito denunciada por uso da força letal", disse Mariano.


Texto Anterior: Corregedoria conclui furto da cocaína
Próximo Texto: Furto de cocaína é maior escândalo da polícia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.