Campinas, Sábado, 05 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Rio Branco solicitará a reinscrição de jogador na FPF na próxima semana; atleta deve atuar ainda na primeira fase do torneio
Tribunal reduz a suspensão de Anailson

LUCIANO CALAFIORI
da Folha Campinas

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) reduziu de 180 para 29 dias a suspensão do jogador Anailson, que em 99 foi descoberto como ""gato" do futebol (atleta que tem a idade adulterada em documentos para jogar em categorias de base com idade máxima estipulada).
Anailson pertence ao Rio Branco de Americana, mesmo time em que o também ""gato" Sandro Hiroshi foi revelado antes de ter seu passe vendido para o São Paulo.
Hiroshi falsificou sua idade -data de nascimento de 1979 para 1980 - quando ainda atuava pelo time de Americana. O clube solicitou uma investigação policial do caso e nega responsabilidades na adulteração das idades dos dois jogadores.
A liberação de Anailson, que só deveria retornar ao futebol em dois meses, representa mais uma opção de ataque para o técnico do Rio Branco, Edu Marangon.
Com o parecer do STJD favorável ao ""perdão" de Anailson, o jogador deve ser inscrito rapidamente na FPF (Federação Paulista de Futebol). O objetivo é que ele possa atuar ainda na primeira fase do Campeonato Paulista.
Ontem, por meio da assessoria de imprensa do Rio Branco, Anailson comentou à Folha o fim de sua suspensão. ""Já superei tudo isso. Se eu jogar bem, todo mundo vai esquecer o que aconteceu", afirmou o jogador por meio de uma nota.
O atacante não quis comentar com detalhes o que aconteceu com sua identidade. Foram encontradas duas identidades, uma trazia a data de nascimento de 1978, e outra a data de 1980.
""Não sei explicar isso", disse o jogador.
Em depoimento a polícia, Anailson afirmou, de acordo com o delegado Windor Claro Gomes, que as duas identidades seriam uma espécie de confusão familiar na hora de fazer os documentos.
Na próxima semana, o clube vai solicitar a reinscrição do atacante no quadro de jogadores da FPF. Como se trata de renovação, ele deve ser inscrito novamente com data de nascimento de 1980, ou seja, a documentação sob suspeita na Polícia Civil.

Futebol
Sem levar em conta as pendências judiciais, o Rio Branco tenta amanhã continuar sua ascensão no Campeonato Paulista contra o Guarani, em Campinas, às 11h.
O time vem de duas vitórias - 4 a 1 no América e 1 a 0 no União São João.
Para a partida, o técnico Edu Marangon foi obrigado a trocar dois titulares. O atacante Marcus Vinícius e o zagueiro Célio Lúcio foram expulsos na rodada passada e serão substituídos respectivamente por Luís Gustavo e Marcão, que treinaram como titulares ontem.


Texto Anterior: Endereços e Horários
Próximo Texto: Polícia Civil apura o caso desde 99
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.