Campinas, Domingo, 05 de Março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Índice

HISTÓRIAS
Quarta cinzenta

FÁBIO SOARES
Editor da Folha Vale

Quarta-Feira de Cinzas começa, ou recomeça, o Campeonato Paulista. O dia não poderia ser mais apropriado.
A primeira fase foi um porre. Jogos de uma inutilidade ímpar. Uma grande brincadeira, em ritmo carnavalesco.
A Lusa e os times do interior jogaram, jogaram e não ganharam nada. Só o América, último colocado, perdeu, perdeu e foi rebaixado.
A Série A-2 acabou sendo mais divertida. Em uma espécie de seletiva, o Botafogo conseguiu subir e vai disputar a A-1. Já o São José, nadou, nadou e voltou ao mesmo lugar.
Em suma, nunca o Paulista teve duas fases tão distintas: a que não vale nada primeiro, depois a outra. E nada como a comemoração do título simbólico da Ponte Preta depois de vencer a Portuguesa Santista e ratificar sua posição de campeã do aquecimento.
Nada contra a Ponte. Considero o melhor time do interior hoje, mas aquela taça encomendada pelo clube depois do jogo com a Portuguesa foi um episódio um tanto quanto engraçado. Coisa para bugrino ver. Pior a Federação Paulista de Futebol, que após ver a festa em Campinas resolveu homenagear oficialmente a Macaca nesta quarta (de cinzas).
Apenas o Botafogo saiu verdadeiramente recompensado pela nova fórmula de disputa. Pegou um atalho e voltou à elite sem enfrentar a maioria dos participantes da A-2.
Então, recapitulando, já temos um campeão simbólico, um clube rebaixado e um que subiu, jogadores e técnicos demitidos e novas contratações.
Analisando assim, parece fim de temporada. A partir dessas cinzas, vai surgir um novo campeão (ou talvez a Ponte de novo), um outro rebaixado (de repente o mesmo que subiu) e mais um clube que vai subir da A-2 (pode ser o América). É, o Paulista começa, de fato, na quarta-feira.


E-mail: flsantan@uol.com.br


Texto Anterior: Barequeçaba promove atividades
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.