Campinas, Terça, 6 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA
Deputado mais votado do PSDB de São Paulo diz que pretende ser candidato à sucessão de Chico Amaral
Reeleito, Zimbaldi já pensa na prefeitura

GUSTAVO PORTO
da Redação

O deputado federal de Campinas Salvador Zimbaldi -o mais votado entre os candidatos do PSDB paulista-, já reeleito, afirmou que pretende ser candidato à sucessão do prefeito Francisco Amaral (PPB) no ano 2000 e se tornar uma liderança da bancada tucana.
Às 19h30 de ontem, Zimbaldi tinha 149.830 votos segundo parcial do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Além dele, os deputados estaduais Célia Leão (PSDB), de Campinas, e Vanderlei Macris (PSDB), de Americana, também já garantiram a reeleição. Macris tinha 66.802 votos e Célia, 62.706.
O também deputado estadual Renato Simões (PT) já fala como se estivesse reeleito. Com 44,8 mil votos, é o sétimo mais votado da coligação, que espera eleger 15 estaduais.
O vereador campineiro Petterson Prado (PDT) deve ser a surpresa entre os candidatos a estadual. Segundo os últimos dados, Prado tinha 34.781 votos. A coligação espera eleger, no mínimo, quatro deputados estaduais. Prado era o segundo.

"Natural"
Salvador Zimbaldi deve ficar entre os dez deputados mais votados do Estado de São Paulo e continuar sendo o de melhor desempenho em seu partido.
"Acho que foi o reconhecimento do meu trabalho", disse. A principal base eleitoral de Zimbaldi é o Movimento Carismático da Igreja Católica.
Sobre a candidatura à sucessão de Chico, Zimbaldi disse que é um projeto político seu. "Como a minha votação foi expressiva e Campinas é minha base eleitoral, acho que a candidatura na cidade é natural", afirmou o deputado. Zimbaldi disse não considerar um desrespeito ao eleitorado exercer o mandato por apenas um ano. Segundo ele, isso é normal em política.

Célia e Macris
Já reeleitos, Célia, que começará seu terceiro mandato, e Macris, já no sexto mandato, negam ser candidatos a prefeito em suas cidades.
Em 96, Célia foi derrotada nas eleições para prefeito de Campinas, e Macris não conseguiu se eleger vice-prefeito em Americana.
"Eu quero continuar até 2002. O meu principal projeto é lutar pela criação da Região Metropolitana de Campinas", disse Célia.
Macris, atual líder do governo na Assembléia, disse que seria "uma traição aos eleitores que acreditaram em mim ser candidato a um cargo do Executivo". "Os meus votos não vieram só de Americana, mas de toda a região", disse.

Expectativa
Tranquilo, Simões afirmou que a sua expectativa agora é ver Marta Suplicy (PT) disputando o segundo turno das eleições e lutar para fortalecer o partido na cidade. Prado disse que pretende esperar o resultado da apuração para dar uma opinião.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.