Campinas, Domingo, 7 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bloco, que desfila sábado, vai contar com representantes de sindicatos, que protestam contra o desemprego
Excluídos 'embarcam' no Tomá na Banda

free-lance para a Folha Campinas

O "Carnaval dos Excluídos" de Campinas contará com o desfile do Tomá na Banda, que trará temas polêmicos como a loucura, desemprego e o preconceito contra os homossexuais.
O bloco sai às ruas no próximo sábado, dia 13, com um o tema principal: "100 Anos de Psiquiatria ou 1 Século de Loucura".
A escolha aconteceu em razão da aprovação pelo Senado, no último dia 21, do projeto de lei que proíbe a construção de novos hospitais psiquiátricos públicos e a ampliação de leitos nesses mesmos hospitais em todo o país.
O bloco Unidos do Candinho vai reforçar o desfile. O bloco é formado por pacientes do Hospital Psiquiátrico Cândido Ferreira, que funciona em Sousas.
A discussão em torno dos hospitais psiquiátricos se dá devido às condições em que são mantidos os internos e às denúncias de maus-tratos sofridos por eles.

Sexualidade
Outra ala que irá reforçar o desfile será formada pelo grupo Identidade, composto por homossexuais de Campinas. O tema para o primeiro carnaval de rua que o grupo participa é "Diga não à discriminação".
O coordenador de comunicação e eventos do grupo, Paulo Reis, disse que já recebeu várias denúncias de casos de discriminação contra homossexuais.
"Este ano estamos lutando para que alguma providência com relação a esse assunto seja tomada, já que não existe nenhuma lei de amparo aos grupos", disse Reis.
Durante o desfile, o Identidade, com o apoio da Secretaria da Saúde de Campinas, irá distribuir preservativos aos foliões.
"Além de estar lutando por nossos direitos, estamos fazendo um trabalho de conscientização", disse Reis.

Desemprego
O tema "Xô, desemprego" também será apresentado no desfile do Tomá na Banda.
Uma ala, formada por integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) de Campinas, escolheu o tema com inspiração no desfile que o Bloco do Ano Que Vem realizou no dia 31 de dezembro passado pelas ruas de Campinas.
A concentração para o desfile será no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural, a partir das 14h, no sábado de Carnaval.
Às 17h, o bloco sai do teatro, passa pela rua General Osório e segue pela avenida Anchieta até a Benjamim Constant.
Em seguida desfila pela avenida Francisco Glicério e retorna.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.