Campinas, Terça, 10 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Medida em SP pode facilitar a procura por vagas nas redes municipal e estadual de ensino
Matrícula unificada é discutida hoje

da Reportagem Local

Os secretários municipal e estadual da Educação, João Gualberto de Carvalho Meneses, que tomou posse na semana passada, e Rose Neubauer, devem se reunir hoje para definir se a matrícula na rede pública de ensino será unificada. A decisão depende ainda de aprovação da secretaria.
A Secretaria de Estado da Educação, por sua vez, sinalizou na semana passada que isso será possível. Segundo a assessoria de imprensa, a rede estadual está iniciando os preparativos para as matrículas de 99 e deve propor que ela seja unificada.
Se a medida for aprovada, os pais deverão ter maior facilidade para encontrar vagas para seus filhos. As escolas municipais e estaduais estarão interligadas por uma rede de comunicação -por computadores.
Isso permitirá que, se não houver vaga em uma determinada escola, seja possível fazer um rastreamento pela rede para verificar qual escola, mais próxima da casa do aluno, tem vaga.
Além disso, o secretário afirmou ontem que cerca de 10% das escolas municipais (40) terão ensino fundamental de nove anos, em vez dos atuais oito.
O objetivo é tentar minimizar o déficit de vagas na rede para crianças que ainda não tenham completado 7 anos e implantar novo projeto pedagógico.
Por lei, é obrigação do município garantir ensino para crianças de até 6 anos. Mas a rede estadual não tem aceito alunos com menos de 7 anos, o que tem deixado crianças fora da escola. (CC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.