Campinas, Sexta-feira, 11 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estiagem acumulada é a maior preocupação

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

A sequência de períodos de estiagem é a maior preocupação dos municípios da região.
Para o coordenador do Cepagri, Hilton Silveira Pinto, o baixo índice pluviométrico- quantidade de chuva- observado nos meses de outubro e novembro de 1999 ainda não foi reposto.
"O pior é que tem se repetido ao longo das estações de menor ocorrência de chuvas. O acúmulo de baixos índices pluviométricos registrados se deu durante todo o ano passado", disse.
Para o pesquisador, o consumo de água pode ter aumentado este ano por causa das temperaturas registradas nos quatro primeiros meses do ano.
Em janeiro, fevereiro, março e abril as temperaturas foram mais altas que as médias históricas.
"Com a temperatura mais alta nos meses mais quentes, o consumo de água sobe em todos os itens onde ela é usada e a evaporação aumenta", disse.
Segundo Pinto, os fenômenos El niño e La niña -aumento e diminuição da temperatura das águas do oceano Pacífico na linha do Equador- afetam muito pouco o clima do Sudeste do Brasil. "O Nordeste e o Sul sofrem mais com esses fenômenos", disse.


Texto Anterior: Cidades monitoram nível dos reservatórios
Próximo Texto: Justiça: Jundiaí quer indenização da indústria do tabaco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.