Campinas, Quinta-feira, 15 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SECA
Ricardo Lima/Folha Imagem
Vista da Represa do Marcelo, em Sumaré, com o nível de água 1,60 m abaixo do normal, ontem


Agricultores da região devem evitar irrigação das plantações durante o dia

O Sindicato Rural de Campinas e Região está pedindo aos agricultores que realizem a irrigação após as 21h e não mais entre 10h e 16h, como de costume, por causa da estiagem que completou ontem 77 dias.
A troca no horário é para evitar a evaporação e a ação do vento que espalha a água antes que ela atinja as plantações.
"Em determinadas horas do dia, a água da irrigação nem chega no chão porque evapora rapidamente", disse o engenheiro agrônomo do sindicato, Nestor Amancio Alves Júnior.
A previsão de chuvas para a região de Campinas não é animadora, segundo técnicos do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).
"Grandes correntes de ar estão empurrando as massas de ar frias para o mar e não há previsão de chuvas nos próximos dias", disse o pesquisador do IAC Marcelo Paes de Camargo.
A estiagem já obrigou a cidade de Itu a racionar água. Sumaré está prestes a realizar rodízio no abastecimento para 24 mil moradores da região central. A represa do Marcelo está 1,60 metro abaixo do volume normal.
(DA FOLHA CAMPINAS)

Texto Anterior: Combate à dengue é intensificado
Próximo Texto: Americana: Empresário é preso por furto de carro importado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.