Campinas, Sexta-feira, 16 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Paciente de Pedreira morreu no dia 19 de maio no HC da Unicamp; outra pessoa pode ter morrido em Campinas
DIR confirma morte por febre maculosa

DA FOLHA CAMPINAS

A DIR-12 (Direção Regional de Saúde) de Campinas confirmou ontem a primeira morte por febre maculosa registrada este ano.
O paciente W.M, 32, de Pedreira (44 km de Campinas) morreu no dia 19 de maio, no Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A direção aguarda ainda o laudo do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo sobre a morte do funcionário federal do Lago do Café Antônio Pietro Pavan.
O material para confirmação laboratorial da causa da morte de Pavan foi encaminhado ontem ao Adolfo Lutz, segundo a DIR-12.
O resultado dos exames deverá ser divulgado em 15 dias, de acordo com a direção.
O neto de Pavan, de três anos, foi internado na manhã de ontem no Hospital Albert Sabin, em Campinas, com suspeita de febre maculosa.
"Desde ontem (quarta-feira) a criança apresentava febre alta e manchas vermelhas pelo corpo", disse a tia da criança e filha de pavan, Valquíria Aparecida Pavan.
De acordo com os dados da DIR-12, até ontem, a região tinha 36 casos de febre maculosa notificados. Apenas um caso havia sido confirmado.
Um grupo de 20 pacientes ainda aguardam confirmação e outros 15 casos já foram descartados pelo Adolfo Lutz.
A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia Rickttsii, transmitida pelo carrapato-estrela.
A bactéria pode ser encontrada no sangue de alguns animais silvestres, como a capivara, e pode também contaminar cães, cavalos e bois, que em geral não desenvolvem a doença. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas.


Texto Anterior: Endereços e horários
Próximo Texto: Família pretende ir à Justiça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.