Campinas, Terça, 18 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA
Segundo a Acic, redução na quinzena é de 29% em relação a 97
Índice de inadimplência tem queda recorde em 98

MARINA AVANCINI
da Reportagem Local

O índice de inadimplência em Campinas na primeira quinzena de agosto teve uma redução de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.
O economista da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Laerte Martins, 57, disse que é o maior índice de redução da inadimplência na cidade em 98.
Nos primeiros 15 dias do mês foram registrados 3.461 carnês sem pagamento contra 4.876 na primeira quinzena de agosto de 97. Em relação ao mesmo período de julho, quando havia 4.848 devedores, a redução foi de 28,6%.
Martins afirmou que a queda do índice se deve à utilização da restituição do Imposto de Renda, à campanha de incentivo ao pagamento de contas organizada pela Acic e à aproximação do Natal.
"É comum as pessoas procurarem 'limpar' o nome a partir do segundo semestre. Elas fazem isso porque querem comprar no Natal", afirmou.
O número de falências (35) aumentou 16,7% em relação ao mesmo período de agosto do ano passado (30). Em comparação a julho (26), o aumento foi de 34,6%. As concordatas aumentaram 200% em relação a agosto de 97.
Na primeira quinzena deste mês houve dois pedidos de concordata. No ano passado não houve nenhum. O número deste mês é igual ao registrado em julho.
"Enquanto os consumidores tentam pagar suas contas, as empresas não têm condições de fazer seus pagamentos", disse Martins.
Segundo ele, isso pode estar acontecendo porque muitas delas fizeram empréstimos para comprar seus estoques e depois não tiverem como pagar por causa das vendas baixas.

Consultas
O número de consultas no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Acic em agosto teve uma queda de 9,6% em relação ao mesmo período de 97. Em agosto deste ano, foram realizadas 123.817 consultas. No mesmo período do ano passado foram feitas 136.937.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.