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ESTRADAS
Medida visa impedir a fuga do pedágio instalado sábado passado pela AutoBAn no km 118 da Anhanguera
Sumaré proíbe o tráfego de caminhões
LUCIANO CALAFIORI
free-lance para a Folha Campinas
O prefeito de Sumaré, Dirceu
Dalben (PPS), vai proibir o tráfego
de caminhões pesados nas vias de
acesso e na região central da cidade a partir de segunda-feira.
A medida foi tomada para impedir a fuga de carros e caminhões do
pedágio instalado no km 118 da rodovia Anhanguera, em Nova
Odessa (29 km de Campinas).
O tráfego de veículos de carga e
de passeio na via de acesso da rodovia Anhanguera a Sumaré, que
dá destino a outras cidades, aumentou 2.000% desde sábado,
quando foi inaugurado o pedágio.
De 500 veículos por dia, o movimento saltou para 10 mil.
Os caminhões pagam R$ 4,40 por
eixo no pedágio. As carretas de seis
eixos pagam R$ 26,40. A AutoBAn
divulgou que a previsão era que 27
mil veículos passassem pelo pedágio por dia.
O decreto proibindo o tráfego de
caminhões deve ser assinado hoje
por Dalben. A medida foi um pedido pessoal do prefeito de Nova
Odessa, José Mário Moraes
(PMDB).
O Código de Trânsito Brasileiro
permite aos municípios proibir o
tráfego de carretas em determinadas áreas. O valor da multa aplicada a quem for pego trafegando em
local proibido será divulgado na
segunda-feira.
Moraes encomendou uma avaliação de tráfego na cidade que detectou, somente na segunda-feira
passada, a passagem de 4.851 veículos na área urbana em apenas
quatro horas. Se os veículos passassem pelo pedágio, a AutoBAn
arrecadaria pelo menos R$ 20 mil.
Os veículos pesados com destino
a Sumaré não serão proibidos de
circular.
Uma fiscalização da própria prefeitura vai detectar quem pretende
fugir do pedágio ou abastecer o comércio e as indústrias do município, segundo ambos os prefeitos.
A prefeitura de Nova Odessa já
contabilizou prejuízos no pavimento asfáltico da cidade.
A principal avenida da cidade,
por exemplo, a Carlos Botelho, ganhou vários buracos. A via liga Sumaré, Nova Odessa e Americana.
"Esse tráfego é como se colocassem uma marginal Tietê dentro da
cidade. Aqui é uma cidade do interior e não cabe esse movimento",
afirmou Moraes.
O decreto proibindo o tráfego de
carretas em Sumaré é uma medida
paliativa, segundo Dalben.
Caso não seja coibida a fuga do
pedágio, o prefeito disse que não
descarta a construção de um pedágio municipal próximo ao trevo da
cidade com a Anhanguera, próximo ao km 115.
O prefeito de Nova Odessa, porém, descartou a construção de um
pedágio municipal na cidade.
A AutoBAn divulgou ontem que
balanças móveis também podem
ser instaladas para coibir a fuga do
pedágio do km 118.
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