Campinas, Sexta, 18 de dezembro de 1998

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ESTRADAS
Medida visa impedir a fuga do pedágio instalado sábado passado pela AutoBAn no km 118 da Anhanguera
Sumaré proíbe o tráfego de caminhões

LUCIANO CALAFIORI
free-lance para a Folha Campinas

O prefeito de Sumaré, Dirceu Dalben (PPS), vai proibir o tráfego de caminhões pesados nas vias de acesso e na região central da cidade a partir de segunda-feira.
A medida foi tomada para impedir a fuga de carros e caminhões do pedágio instalado no km 118 da rodovia Anhanguera, em Nova Odessa (29 km de Campinas).
O tráfego de veículos de carga e de passeio na via de acesso da rodovia Anhanguera a Sumaré, que dá destino a outras cidades, aumentou 2.000% desde sábado, quando foi inaugurado o pedágio. De 500 veículos por dia, o movimento saltou para 10 mil.
Os caminhões pagam R$ 4,40 por eixo no pedágio. As carretas de seis eixos pagam R$ 26,40. A AutoBAn divulgou que a previsão era que 27 mil veículos passassem pelo pedágio por dia.
O decreto proibindo o tráfego de caminhões deve ser assinado hoje por Dalben. A medida foi um pedido pessoal do prefeito de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB).
O Código de Trânsito Brasileiro permite aos municípios proibir o tráfego de carretas em determinadas áreas. O valor da multa aplicada a quem for pego trafegando em local proibido será divulgado na segunda-feira.
Moraes encomendou uma avaliação de tráfego na cidade que detectou, somente na segunda-feira passada, a passagem de 4.851 veículos na área urbana em apenas quatro horas. Se os veículos passassem pelo pedágio, a AutoBAn arrecadaria pelo menos R$ 20 mil.
Os veículos pesados com destino a Sumaré não serão proibidos de circular.
Uma fiscalização da própria prefeitura vai detectar quem pretende fugir do pedágio ou abastecer o comércio e as indústrias do município, segundo ambos os prefeitos.
A prefeitura de Nova Odessa já contabilizou prejuízos no pavimento asfáltico da cidade.
A principal avenida da cidade, por exemplo, a Carlos Botelho, ganhou vários buracos. A via liga Sumaré, Nova Odessa e Americana.
"Esse tráfego é como se colocassem uma marginal Tietê dentro da cidade. Aqui é uma cidade do interior e não cabe esse movimento", afirmou Moraes.
O decreto proibindo o tráfego de carretas em Sumaré é uma medida paliativa, segundo Dalben.
Caso não seja coibida a fuga do pedágio, o prefeito disse que não descarta a construção de um pedágio municipal próximo ao trevo da cidade com a Anhanguera, próximo ao km 115.
O prefeito de Nova Odessa, porém, descartou a construção de um pedágio municipal na cidade.
A AutoBAn divulgou ontem que balanças móveis também podem ser instaladas para coibir a fuga do pedágio do km 118.



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