Campinas, Sábado, 19 de setembro de 1998

Próximo Texto | Índice

ECONOMIA
Unidade de Campinas diminui fabricação de chassis de ônibus a partir de 1º de outubro e remaneja operários
Mercedes dá folgas e reduz produção

da Reportagem Local

A unidade da Mercedes-Benz em Campinas vai reduzir 12,5% da produção a partir de 1º de outubro, além de conceder dez folgas para os 250 funcionários do setor entre outubro e novembro.
A empresa, que produz plataformas (chassis) para ônibus, vai conceder férias coletivas aos funcionários da produção entre 14 de dezembro e 4 de janeiro de 99 e remanejar, por tempo indeterminado, 35 pessoas do setor.
Segundo a assessoria de imprensa da Mercedes, as férias ocorrem todos os anos na empresa.
A empresa informou que as folgas e a queda na produção são uma medida sazonal, pois anualmente o número de pedidos de plataformas cai em setembro, e integram a adequação do estoque.
Segundo a empresa, os 35 funcionários vão para outros setores em razão da redução da produção.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Gerardo Mendes de Melo, as folgas foram determinadas pela alta dos juros e queda nas vendas, que estão caracterizando a crise no mercado atual. A assessoria de imprensa descartou a hipótese.
As folgas, não remuneradas, devem ser compensadas com horas trabalhadas quando houver necessidade de aumentar a produção.
Segundo Melo, os funcionários da Mercedes-Benz trabalham 45 horas semanais e descontam suas folgas a cada 17 dias.
A primeira folga acontece dia 9 de outubro. As datas das demais serão definidas depois, priorizando a proximidade dos feriados.
A Mercedes-Benz parou a produção da fábrica de Campinas por dois dias no início deste mês. A paralisação foi feita para que a empresa fizesse uma adaptação do estoque. Nos dois dias, os 250 funcionários da fábrica de Campinas foram remunerados.
Segundo a empresa, o principal fator de queda na compra se deve ao setor de turismo. Nessa época do ano, de acordo com a assessoria, as empresas já compraram suas plataformas e estão investindo em carrocerias para dezembro.
A Mercedes-Benz informou que a receita líquida da fábrica no ano passado foi de US$ 2,4 milhões. A unidade possui 1.100 funcionários entre os setores de produção, peças, armazenamento, administração e treinamento.
A Eaton, metalúrgica de Valinhos, vai dar férias coletivas para 2.450 de seus 2.500 funcionários entre 13 e 22 de outubro.
A Benteler, em Campinas, comunicou ao sindicato as férias de seus 250 funcionários.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.